30/09/2019 às 13h02min - Atualizada em 30/09/2019 às 13h54min

Importância ambiental e retorno sobre investimento impulsionam mercado de energia solar

Energia solar fotovoltaica poderá representar um terço da produção global de energia elétrica do mundo até 2060

DINO
http://www.solenenergia.com.br
Energia solar fotovoltaica


Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) mostram que o Brasil instalou 1,2 GW de energia solar fotovoltaica em 2018, totalizando 2,4 GW de capacidade instalada acumulada.

Apesar de ter dobrado o valor já existente, o país ainda tem um enorme potencial de crescimento. Para nível de comparação, em 2018, a China – líder no segmento – instalou 45 GW e chegou a 176,1 GW de potência acumulada.

Como a energia solar pode ser usada em qualquer lugar do planeta, um estudo da Agência Internacional de Energia, do inglês International Energy Agency (IEA), estima que a energia solar fotovoltaica poderá representar um terço da produção global de energia elétrica do mundo até 2060.

O Brasil pode contribuir para esta elevação de patamar. Afinal, o país possui um gigante território e recebe altos níveis de raios solares durante o ano. De acordo com dados do Atlas Brasileiro de Energia Solar do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil apresenta um excelente recurso solar, com potencial de geração de energia entre 1.500 e 2.350 kWh/m²/ano.

Diante deste cenário, Elcio Vicentin, diretor comercial da Solen Energia Solar, acredita no potencial de desenvolvimento do setor no Brasil e vê nos benefícios gerados pela energia solar fotovoltaica o diferencial para a popularização do mercado nos próximos anos.

“A geração de energia solar fotovoltaica não utiliza nenhum tipo de combustível e não envolve emissões de gases de efeito estufa. Por isso, é considerada uma fonte renovável, limpa e sustentável. Com o aumento da preocupação ambiental com as novas gerações, temos a convicção de que este modelo só tende a crescer no futuro”, diz Vicentin.

O setor energético passa por profundas transformações e o debate sobre o tema tem ganhado cada vez mais espaço no mundo. Isso se deve ao fato de que a demanda vem crescendo e a dependência dos combustíveis fósseis e os desafios trazidos pelas mudanças climáticas têm provocado alterações no modo de se produzir energia no mundo.

Retorno sobre investimento da Energia Solar

Na contramão do que acredita o senso comum, a instalação de equipamentos para a geração de energia solar fotovoltaica não tem valores exorbitantes.

Pelo contrário. Com o sistema on grid (que é conectado diretamente à rede elétrica), é possível reduzir o consumo da energia elétrica drasticamente e até utilizar o excedente produzido. Assim, para quem adere à energia solar, a economia na conta de energia chega até a 95%, já que ainda é preciso pagar a taxa básica de funcionamento para a fornecedora.

Com estes benefícios econômicos, o valor de investimento se paga em torno de quatro anos. Além disso, há pouca necessidade de manutenção dos equipamentos e a vida útil do sistema é de no mínimo 25 anos. Ou seja, o retorno financeiro é real.

“Nossa meta é levar o sistema de energia solar fotovoltaica a todos os lugares do Brasil e, assim, ajudar a consolidar esta fonte como uma das principais da matriz energética nacional”, completa Vicentin.

Não só as residências podem se beneficiar da instalação do sistema fotovoltaico. A Solen Energia Solar, por exemplo, oferece produtos de alta qualidade para desenvolver projetos específicos para empresas, instituições de ensino, indústrias, comércios e propriedades rurais.

Com isso, a empresa disponibiliza a compra do kit de energia solar no varejo e ainda indica integradores parceiros para realizar a instalação do sistema com segurança e praticidade.

Nosso objetivo é fornecermos kits de energia solar pronta entrega para todos os integradores do território nacional. Para isso desenvolvemos uma política de relacionamento comercial com os principais fornecedores internacionais e nacionais, mantendo estoques dos principais produtos (módulos, inversores, estruturas e materiais elétricos”, afirma Elcio Vicentin.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp