26/03/2024 às 12h02min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h00min

Treinamento de tow-in do Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes movimenta a praia da Barra da Tijuca e reúne várias gerações do surf

Alemão de Maresias, Ian Cosenza e Caio Vaz dividiram seus conhecimentos com mais de 25 atletas do surf

JOAO RICARDO CUNHA BARBEDO
Teo Cury

Liberdade de ser quem quiser e se desafiar no esporte que tiver vontade. Essa era a energia que dominava o treinamento gratuito de tow-in surfing para mulheres realizado pelo Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes. A ação aconteceu nesta segunda-feira, na praia do Pepê, na Barra da Tijuca, e reuniu mais de 25 atletas. Surfistas que ainda estão começando a se aventurar no mar, puderam trocar experiências com atletas consagradas como Michaela Fregonese, surfista brasileira de ondas gigantes e dona dos recordes de maiores ondas surfadas no Brasil.  

No evento foram ministrados exercícios para o aprimoramento da técnica que usa o apoio de jet-skis. A ação foi liderada por três feras do surf: Alemão de Maresias, referência mundial em pilotagem de jet ski e resgate aquático, Ian Cosenza, competidor internacional de Ondas Gigantes, e Caio Vaz, bicampeão mundial de stand-up paddle e um dos maiores water man do Brasil.  

“Tem meninas aqui de 15, 16 anos, e essa troca de experiência é muito bacana. Tem eu de experiente e elas de iniciante e a gente está aqui pelo mesmo motivo: ser surfista de ondas grandes. É impressionante como as mulheres estão se interessando pela modalidade do tow-in, tanto no Brasil como em Nazaré (Portugal). Ver que nós, quando estamos pilotando e surfando, incentivamos outras mulheres a fazer isso, então é muito bacana”, detalha Michaela Fregonese, surfista brasileira de ondas gigantes e dona dos recordes de maiores ondas surfadas no país.  

Letícia Calleia, de 16 anos, surfa desde os 9. Ela também marcou presença no treinamento no intuito de aprimorar o seu talento dentro d`água. “Esta é a quarta vez que eu venho ao treinamento e conheço grande parte das surfistas. Estou muito feliz porque eu sei que consigo chegar ao nível delas, principalmente com os ensinamentos que eu recebo aqui. Este treinamento influenciou muito a maneira como eu surfo no mar grande. Eu amo mar grande, sempre gostei. Não tenho medo”, conta a carioca que já foi finalista do Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes duas vezes.  

Guilherme Braga, um dos idealizadores do Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes, explica a importância do workshop ao gerar conhecimento e troca de vivências.  “Ter três expoentes das Ondas Grandes Mundial juntos, compartilhando toda a experiência deles com as mulheres, foi maravilhoso, principalmente em um dia como o de hoje, que tinha ondas desafiadoras. Algumas surfistas falaram que chegaram aqui com medo e se saíram muito bem depois. A gente tinha desde meninas novas, como a Letícia, que é uma surfista da nova geração, até a Michaela, mais experiente em ondas grandes, segunda do mundo recentemente em ondas gigantes e a primeira mulher a tirar um tubo nas temidas ondas de Jaws, no Havaí. O grande lance desse workshop, tanto na piscina como na praia, é a troca de experiência. Esse é o aprendizado”, avalia Guilherme Braga.    

O Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes conta com o patrocínio Master da  Ocyan e co-patrocínio da Lyra Navegação, apoio dos blocos Teccel e cerveja Corona, parceria de Mídia Canal Woohoo, Surfguru e Site Ricosurf e Organização Kauza e Extreme Club.   

Apoiar este prêmio pelo terceiro ano consecutivo é não apenas incentivar um dos esportes mais populares e democráticos do Brasil, o surfe, mas também reforçar o nosso amor pelo mar, nosso terreno, de onde vem toda a energia e vocação da Ocyan e seus negócios”, celebra André Luiz Barros, gerente de Comunicação, Responsabilidade Social e Diversidade da Ocyan.   

Sobre o Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes          

Considerada uma das principais premiações do surf nacional, o Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes tem como objetivo eleger as melhores e mais impressionantes ondas surfadas no litoral brasileiro através do registro fotográfico e de vídeo. Na edição de 2023, a competição recebeu 471 inscrições, o que foi considerado um recorde na história do prêmio! 

 

SERVIÇO:     

6ª edição do Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grande   

Site para inscrições até 31 de março: www.brasileirodeondasgrandes.com.br   

Instagram: @brasileirodeondasgrandes   


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp