04/04/2024 às 17h35min - Atualizada em 05/04/2024 às 00h00min

Dia da atividade física: esportista de alta performance também precisam de check up

Especialista do laboratório Axial tira dúvidas sobre os cuidados que os esportistas devem ter com a saúde

Amanda Carvalho
Divulgação
No próximo dia 6 de abril comemoramos o Dia da Atividade Física, e mesmo atletas de alta performance devem cuidar da saúde antes de iniciar uma rotina de exercícios físicos. Seja para aprimorar sua performance ou apenas para se divertir com seu esporte favorito, realizar um check-up é fundamental para verificar se o corpo está apto a praticar atividades físicas sem nenhuma restrição. A Dra Rogéria Nobre Rodrigues, radiologia Músculo-Esquelética e Esportiva do laboratório Axial, marca que faz parte do grupo Alliança Saúde, esclarece alguns pontos sobre os cuidados necessários.
 
Segundo a especialista, atletas também precisam de de apoio com exames médicos. Ela aponta que as principais sociedades médicas internacionais defendem que o se deve passar por exames anuais para realizar um check-up, com o intuito de afastar qualquer condição que coloque sua vida em risco e previna acidentes, como o sofrido pelo jogador de Futebol Christian Eriksen, que teve uma parada cardiorrespiratória durante uma partida na Eurocopa de 2021. 
 
Exames importantes para esportistas
 
A avaliação do atleta é iniciada com o exame clínico. Essa etapa consiste em uma consulta médica comum, na qual o médico investiga queixas e antecedentes do paciente, como dores musculares, presença de desconforto respiratório durante o exercício, uso de medicamentos e a história familiar. Levantado esses dados, em uma primeira conversa, o profissional faz o exame físico com ausculta dos batimentos cardíacos, verificação da pressão arterial e estabilidade das estruturas musculares e ósseas do paciente. Com isso, o médico consegue perceber alterações presentes no atleta e levantar quais exames serão necessários para o check-up. 
 
Junto ao exame clínico, é aconselhado pelas Sociedades Brasileira e Europeia de Medicina do Esporte a realização do eletrocardiograma, que verifica como está o funcionamento do coração e checa se o atleta possui algum indicativo de doença cardíaca. De acordo com Rogéria, esse exame possui um grande sucesso ao redor do mundo na identificação e na prevenção de morte súbita durante a prática esportiva. 
 
Após esses dois exames, o médico, por meio de seu conhecimento e análise dos dados do atleta, pode pedir mais testes durante a realização do check-up, de maneira individualizada ao paciente. Os mais solicitados são: Teste Ergométrico, Ecocardiograma, Radiografia, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Exames Laboratoriais e Teste Ergoespirométrico. Abaixo, Dra. Rogéria explica um pouco mais sobre cada um:

Teste Ergométrico tem como função testar o coração durante o exercício físico. Esse exame verifica como o órgão se comporta durante o esforço intenso e é capaz de identificar disfunções funcionais durante a atividade física. Médicos pedem esse exame para investigar mais a fundo pacientes que se queixam de desconforto durante o exercício, que apresentaram alterações no eletrocardiograma, aqueles que possuem problemas cardíacos na família e também pode ser realizado por ser obrigatório em algumas federações esportivas.
 
Ecocardiograma é um exame de ultrassom, que tem a finalidade de mensurar as estruturas cardíacas e o fluxo sanguíneo provocado pelo funcionamento do coração. Ele é pedido durante o check-up para a investigação minuciosa do funcionamento e do formato do coração. Também é indicado para atletas que apresentam desconforto durante o exercício, alterações no eletrocardiograma ou por protocolo de específicas federações.
 
Os clubes de futebol brasileiros e europeus realizam como protocolo Radiografias e Ressonância Magnética em articulações comprometidas por lesões prévias para composição do dossiê de transferência do atleta. Atualmente, grandes clubes europeus preconizam a realização da ressonância magnética de articulações de alto impacto, como joelhos, tornozelos e bacia, com ênfase nas articulações sacroilíacas. Esse rastreio é feito como parte da avaliação médica de admissão, como uma forma de garantir um acompanhamento do jogador durante sua atuação no clube. Por consequência, percebe-se a tendência dos clubes de futebol brasileiros a adotarem essa rotina.
 
Além disso, diversos exames laboratoriais podem ser solicitados durante um check-up esportivo, como urina, creatinina, lipidograma, glicemia, jejum, hemograma, entre outros. A solicitação desses testes é feita de acordo com cada atleta e esporte, sendo muitas vezes para investigação de doenças que não são relacionadas à prática esportiva, mas que podem prejudicar o desempenho do paciente. Por exemplo, pessoas com hipotireoidismo, problemas renais ou portadores de anemia. 
 
Teste Ergoespirométrico é um exame que verifica as condições respiratórias e metabólicas do paciente durante a atividade física. Esse teste possui indicação tanto para diagnóstico de doenças, por exemplo asma induzida por esforço, ou para a definição dos limiares respiratórios do atleta. A definição desses limiares é importante para a prescrição de treinamentos, por meio da análise de dados do médico junto a um educador físico, para possibilitar a programação de uma preparação mais personalizada e efetiva ao perfil do esportista. 
 
“Sendo assim, é possível observar que os exames complementares são de extrema importância para auxiliar o médico no check-up do estado de saúde do atleta de alta performance. Somado a isso, é essencial que testes exames sejam prescritos de maneira correta de forma personalizada ao paciente”, completa Dra Rogéria. 

Sobre a Alliança: 

A Alliança Saúde, um Grupo composto por 15 marcas de referência em diagnósticos por imagem, exames laboratoriais, exames genéticos, medicina nuclear e vacinas. A Companhia foi fundada em 2010 com a fusão de quatro empresas líderes do setor de diagnóstico médico por imagem nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Campo Grande e São José dos Campos. Com mais de 5 mil colaboradores e cerca de 1,2 mil médicos parceiros, estamos presentes em 13 estados brasileiros, com 116 unidades de atendimento. Formamos uma Alliança pela qualidade, inovação e alta eficiência no cuidado com os nossos pacientes.

Nossos centros de medicina diagnóstica pelo Brasil são:

· Axial, Nuclear, São Judas Tadeu e Cedimagem (Minas Gerais)
· CDB e Plani (São Paulo)
· Cedimagem, ProEcho e Cepem (Rio de Janeiro)
· CSD (Pará)
· Delfin (Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte)
· Di Imagem e Multilab (Mato Grosso do Sul)
· Multilab (AM)
· Multiscan (Espírito Santo)
· Sabedotti (Paraná)

Entendemos que Allianças criam vínculos. E os vínculos nos tornam mais fortes. É nisso que nós acreditamos e investimos. Por isso, atuamos para transformar a medicina, tornando-a cada vez mais humana, acessível e de qualidade. Para conhecer mais sobre nossas marcas e descobrir como estamos revolucionando o setor de saúde no Brasil, acesse nosso site: https://www.allianca.com/ .

Informações à imprensa - FSB 
Amanda Carvalho: amanda.carvalho@fsb.com.br | (61) 99603.7078 
Joana Fróes: joana.froes@fsb.com.br

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp