05/04/2024 às 17h03min - Atualizada em 06/04/2024 às 00h00min

Atletas prontos para primeira prova do L'Étape Brasil by Tour de France

Mais de 1.000 atletas amadores que disputam a etapa de Cunha (SP) neste domingo (7)

Flavio Perez Guimarães
https://onboardsports.pressroom.com.br/436228f9d7/atletas-prontos-para-primeira-prova-do-l-etape-brasil-by-tour-de-france.html
Fernando Gennaro

A primeira prova do L'Étape Brasil by Tour de France será realizada neste domingo (7) nas estradas de Cunha (SP). Mais de 1.000 ciclistas amadores terão de enfrentar os desafios de 110 km e 2.870 metros de altimetria acumulada e 59 km com 1.300 metros de altimetria acumulada.

O percurso é considerado um dos mais difíceis do calendário de estrada do país e terá atletas de várias idades. Serão cinco pelotões ao total, com a largada da prova principal às 7h. O curto parte às 8h.

Em 2023, o campeão geral masculino dos 110 km foi Guilherme do Couto, que completou a prova em 3h26min39s. Na prova feminina, Maíra Catenacci foi a grande vencedora, com a marca de 4h08min20. 

Confirmado em 2024, Guilherme do Couto está motivado para tentar repetir o título do ano passado. ''Estou mais preparado que o ano passado e muito confiante. A dificuldade é o terreno montanhoso, a extensão da prova e o alto nível dos atletas, que são os melhores do Brasil''.

Como citado por Guilherme Couto, o L'Étape Cunha é caracterizado pelas subidas e curvas no interior de São Paulo, bem como o calor esperado para o fim de semana. A vencedora do ano passado, Maíra Catenacci, brincou ao dizer que se Cunha tivesse um slogan seria 'quem guarda, tem'.

''As maiores dificuldades de Cunha estão no saber dosar a força no início da prova e cuidar das descidas. É uma prova muito técnica, onde até mesmo os mais experientes, precisam redobrar sua atenção''.

''De verdade, meu foco esse final de semana todo será o de me divertir e viver o L'Etape Cunha buscando prazer na dor ao longo das duríssimas subidas deste lugar lindo!''.

E mais uma vez, o L'Étape Brasil premiará os melhores escaladores no Desafio Rei e Rainha da Montanha. O trecho escolhido será no sentido Campos Novos, entre os quilômetros 70 e 74. Em 2023, venceram o Desafio Rei e Rainha da Montanha em Cunha, respectivamente, Bruno Martins Lemes, com o tempo de 10min56s881 e Juliana Missen Cipriano, com 15min42s314. 

Os participantes vão encontrar ruas e estradas 100% fechadas, bem como vários pontos de hidratação e alimentação espalhados na pista. 

O Village do L'Étape Brasil foi aberto nesta sexta-feira (5) para retirada de kits e interação com os expositores do mundo do ciclismo. As ações continuam no sábado (6). Os atletas participantes poderão contar com toda a estrutura que a organização oferece, no mesmo estilo das grandes provas europeias, bem como a segurança do primeiro ao último quilômetro, além do Village citado acima.

Segundo Fernando Cheles, diretor técnico da prova, pedalar em Cunha (SP) é uma chance única de realizar uma conexão com a bicicleta, trabalhando e aprimorando durante a pedalada foco, concentração e técnica.

''Realmente, o percurso tem uma cobrança técnica e uma avaliação pelos atletas como um dos trajetos que mais exige atenção. É uma prova que não permite momentos sem intensidade, não tem grandes planos, nem grandes retas, que poderiam permitir a formação de pelotões e aquele ciclismo monótono'', explicou Cheles.

Baixe o Guia Oficial com mapas, time table, GPX e o regulamento da prova em https://arquivos.letapebrasil.com.br

A partir de 2023, a competição de ciclismo de estrada passou a contar com três provas em seu calendário. Além de Cunha, o  L'Étape Brasil continua na cidade paulista de Campos do Jordão, no final de setembro e no Rio de Janeiro no último fim de semana do mês de junho. 

Serviço:
Endereço Village: Parque Lavapés s/n - Cunha (SP) - CEP 12530-000
Horários de funcionamento:
Sexta-feira, 5 de Abril: das 12h às 20h (entrega de kit)
Sábado, 6 de Abril: das 9h às 20h (entrega de kit)
Domingo, 7 de Abril: das 7h às 16h30

O número para avisar o centro de operações em caso de acidentes ou ocorrências é o +55 (11) 96310-4470

Foto: Fernando Gennaro

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp