09/04/2024 às 15h56min - Atualizada em 09/04/2024 às 15h56min

Transporte de madeira em estrada turística gera debate na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Transporte de madeira em estrada turística gera debate na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

conteudoms.

Na tarde desta terça-feira (9), o plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foi palco de acalorada discussão sobre o transporte de toras de eucalipto pela Estrada Parque Piraputanga, mais conhecida como MS-450, uma rodovia cênica que corta a região. O deputado Paulo Duarte (PSB) reacendeu o debate, pedindo restrições ao tráfego de cargas pesadas nesse trecho.

Durante a sessão, o parlamentar exibiu imagens que, segundo ele, mostravam um caminhão de grandes proporções transitando pela estrada em situações de risco, inclusive na contramão. "Olha o tamanho desse veículo transitando no último domingo, dia 7 de abril, e esse vídeo do dia 5 de abril mostra o risco disso à noite. Qual a necessidade?", questionou Duarte aos colegas presentes.


Em seu pronunciamento, o deputado enfatizou a importância de garantir a segurança e preservação do turismo na região, afirmando que irá encaminhar um pedido formal à Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) exigindo medidas urgentes. "Não é admissível permitir esse tipo de tráfego à noite em uma estrada turística.
O governo prega pelo desenvolvimento sustentável, e por isso, é essencial agir para proteger nossa biodiversidade e garantir a segurança dos turistas", justificou o parlamentar.


O requerimento do deputado surge após sua equipe receber vídeos que mostram tritens, veículos de transporte com três compartimentos, carregando madeira pela MS-450, situada no distrito de Aquidauana. Essa questão já havia sido discutida entre os legisladores na última quinta-feira (4).

O transporte de madeira pela Estrada Parque também está sob investigação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), que busca avaliar os impactos ambientais e de segurança decorrentes dessa prática na região.

A Estrada Parque, que conecta Dois Irmãos do Buriti à BR-262 e dá acesso ao Pantanal, é uma preocupação não apenas por questões de segurança viária, devido ao tamanho dos veículos e à visibilidade comprometida, mas também pelos possíveis danos à biodiversidade local.

Em resposta às preocupações levantadas, a assessoria de imprensa da Suzano, empresa responsável pelo transporte da madeira, afirmou que a operação na MS-450 foi autorizada pelas autoridades locais e que há um limite de 20 viagens diárias de tritens, com restrições de horários e redução considerável da frota nos fins de semana.

A empresa também disponibilizou um canal de comunicação para receber reclamações e sugestões através do número da Ouvidoria: 0800-771 4060.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp