10/04/2024 às 10h19min - Atualizada em 10/04/2024 às 10h19min

Gerson cria Frente Parlamentar das Energias Renováveis em MS

Na avaliação do presidente da Casa, o mundo vive uma transição energética e Mato Grosso do Sul tem como um dos pilares esse modelo, que agrega a promoção econômica com a preservação e a conservação ambiental

DANIEL PEDRA
Várias entidades envolvidas com o segmento participaram do ato de posse dos membros da frente parlamentar - Luciana Nassar/ Alems

Ao lançar ontem a Frente Parlamentar das Energias Renováveis na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), o presidente da Casa de Leis, deputado estadual Gerson Claro (PP), reforçou que o Estado tem legitimidade para reivindicar protagonismo nas discussões de politicas públicas e de investimentos em transição energética com a gradativa substituição de combustíveis fósseis por alternativas renováveis. 

Na avaliação de Gerson Claro, o mundo vive uma transição energética e Mato Grosso do Sul tem como um dos pilares esse modelo, que agrega a promoção econômica com a preservação e a conservação ambiental. 

“O assunto tem o apoio da presidência desta Casa de Leis, e, juntos, vamos pilotar os grandes projetos para o aproveitamento de fontes de energia menos poluentes, renováveis e que reduzam o impacto ambiental”, destacou.

Mato Grosso do Sul tem mais de 40 pequenas centrais hidrelétricas em funcionamento, 20 usinas movidas a biomassa de cana-de-açúcar e duas usinas de biomassa de eucalipto. Ainda devem ser viabilizados mais 807 megawatts de potência instalada de projetos em andamento no Estado.


Várias entidades envolvidas com o segmento participaram do ato de posse dos membros da frente parlamentar. Presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), Amaury Pekelman comentou sobre a relevância do setor para a economia do Estado. 
“Mato Grosso do Sul tem grande potencial de crescimento. Temos despontando ao longo dos últimos anos como um grande produtor de bioenergia. Somos responsáveis por mais 30 mil empregos diretos e 90 mil indiretos, ofertamos as melhores médias salariais e representamos 16% do PIB industrial do Estado”, informou. 

O coordenador da Frente Parlamentar das Energias Renováveis, deputado estadual Marcio Fernandes (MDB), chamou atenção para a dimensão do setor de produção de bioenergia em Mato Grosso do Sul.

“Temos de aprimorar, desenvolver e aperfeiçoar as leis estaduais e também fazer interlocução junto ao governo para que o segmento receba incentivos necessários para o crescimento”, afirmou.

A Frente Parlamentar das Energias Renováveis é composta pelos deputados estaduais Mara Caseiro (PSDB), Antonio Vaz (Republicanos), Pedro Caravina (PSDB), Coronel David (PL), Gerson Claro (PP), Jamilson Name (PSDB), Junior Mochi (MDB), Lidio Lopes (Patriota), Londres Machado (PP), Lucas de Lima (PDT), Neno Razuk (PL), Paulo Corrêa (PSDB), Pedro Kemp (PT), Pedrossian Neto (PSD), Professor Rinaldo Modesto (Podemos), Renato Câmara (MDB) e Roberto Hashioka (União Brasil). (DP)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp