06/03/2020 às 15h07min - Atualizada em 06/03/2020 às 15h21min

Ribeirão Preto é a primeira cidade do Brasil a utilizar medicamento revolucionário e específico para enxaqueca

As primeiras aplicações do remédio Erenumabe aconteceram em fevereiro, na Clínica de Infusão Immunità, no Centro Médico RibeirãoShopping

DINO
Clínica de Infusão Immunità, local das primeiras aplicações no Brasil

Uma boa notícia para quem sofre de enxaqueca. Ribeirão Preto foi a primeira cidade do Brasil a aplicar o medicamento revolucionário e especifico para enxaqueca. As duas primeiras aplicações aconteceram em fevereiro, na Clínica de Infusão Immunità, que fica no Centro Médico RibeirãoShopping. O novo medicamento, que leva o nome de Erenumabe, promete mudar a vida de quem sofre com enxaqueca, reduzindo o número e a intensidade das crises.

Liberado recentemente pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Erenumabe é o primeiro medicamento desenvolvido especificamente para a profilaxia da enxaqueca. "Um dos principais diferenciais da medicação é que ela praticamente não oferece efeitos colaterais. O fármaco, aplicado via injeção subcutânea, é um anticorpo monoclonal sintetizado em laboratório. Os anticorpos acabam sendo direcionados para o bloqueio da CGRP, molécula do Sistema Nervoso relacionada à enxaqueca; quando a nova molécula se associa à CGRP há diminuição das crises", explica o Dr. Mario Peres, neurologista da Sociedade Brasileira de Cefaleia.

Comercialmente registrado como Pasurta no Brasil, o medicamento tem a parceria da Novartis, responsável pela comercialização e distribuição, e a Amgen, para produção e desenvolvimento em nível global.

"Ribeirão Preto é referência nacional em saúde e estamos lisonjeados pela escolha da Immunità para a primeira infusão no Brasil da nova medicação contra enxaqueca. Isso demonstra reconhecimento pelo trabalho sério e de qualidade que desenvolvemos na clínica", realça o médico Rodrigo Nóbrega, gestor da Clínica Immunità e sócio-fundador e diretor da Gesti - Gestão e Soluções em Terapia Intensiva.

Segundo o médico neurologista e responsável técnico pela clínica Francisco Antunes Dias, o medicamento é muito eficaz e apresenta efeitos colaterais quase nulos. "Até então não existiam tratamentos específicos contra enxaqueca. O Erenumabe é uma substância inovadora, produzida na forma de injeção, criada para prevenir e reduzir a intensidade da dor da enxaqueca. O tratamento consiste em uma injeção mensal do medicamento", destaca o médico.

A professora Andrea Nahime de Medeiros e a médica neurologista Rhelen Piantino Rabello foram as primeiras pacientes brasileiras que iniciaram o tratamento com o Erenumabe. "Sofro de enxaqueca há 23 anos e já fiz diversos tratamentos, tomei remédio para epilepsia, fiz bloqueios, aplicações de toxina botulínica, e nada adiantou. Estou com muita expectativa e espero ficar sem dor com o novo tratamento", comenta Andrea.

"Eu tenho enxaqueca desde criança, sendo que as crises diárias começaram há 20 anos. Fiz todos os tratamentos possíveis para amenizar minhas crises e sei que não existe cura para enxaqueca. Mas estudos mostram em uma redução de 50% das crises com a nova medicação. Já fico feliz se eu passar 15 dias no mês sem dor", acrescenta Rhelen.

A enxaqueca crônica, ou migrânea, é uma doença neurológica, sendo a terceira mais prevalente no mundo. Frequentemente ocorre durante o auge da idade produtiva, entre 35 e 45anos e, muitas vezes, resulta em incapacidade temporária durante os as crises. A enxaqueca atinge 15 a cada 100 brasileiros, o que equivale a 30 milhões de pessoas no país. Para as mulheres a doença é mais comum, em uma proporção de 2:1, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A OMS ainda lembra que a enxaqueca é a sexta doença mais incapacitante no mundo.

A Immunità, que fica no Centro Médico RibeirãoShopping, é a primeira clínica de Ribeirão Preto voltada para tratamentos por meio de medicação intravenosa, intramuscular ou subcutânea.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp