06/03/2020 às 15h26min - Atualizada em 06/03/2020 às 15h42min

Café: IICA e CNC firmam acordo de cooperação técnica

Entidades desenvolverão ações para o fortalecimento da sustentabilidade na cafeicultura brasileira

DINO
https://cncafe.com.br
Farnese (MAPA), Fischer (IICA Brasil) e Brasileiro (CNC) comemoram acordo.

Brasília, 6 de março de 2020 - O Conselho Nacional do Café (CNC) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) assinaram, na quinta-feira (5/3), um acordo de cooperação técnica que pretende contribuir de forma eficaz para a competitividade e o desenvolvimento sustentável da cafeicultura, a proteção do meio ambiente e a melhoria das condições de vida nas regiões cafeeiras do Brasil.

As instituições desenvolverão ações com o objetivo de encontrar soluções para o fortalecimento da sustentabilidade da cafeicultura nacional, visando à proteção do meio ambiente e à valorização dos serviços ambientais prestados pelos produtores; apoiar a adoção de tecnologias que visem ao uso mais eficiente de insumos e recursos naturais para proteção do meio ambiente e da saúde de trabalhadores e produtores; e contribuir para o processo de atualização tecnológica para reduzir custos de produção, aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida dos agricultores e do café.

Segundo o presidente do CNC, Silas Brasileiro, a cafeicultura nacional é a mais sustentável do mundo, mas ainda carece de melhorias econômicas a seus produtores. "A sustentabilidade é pauta em praticamente todos os segmentos produtivos e, no café, não é diferente. Porém, o lado econômico do tripé nem sempre é honrado diante dos investimentos que fazemos nas áreas ambiental e social", analisa. "Nosso acordo vem exatamente para mostrarmos ao mundo a imagem dessa nossa sustentabilidade e, consequentemente, melhorarmos as condições dos produtores no campo", completa.

O representante do IICA no Brasil encarregado, Christian Fischer, afirma que o acordo assinado tem um enfoque no café sustentável, inicialmente, via o programa "Produtor de Águas", desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA), que promove a articulação e a intervenção em áreas agrícolas de bacias hidrográficas de interesse. O IICA já apoia este programa por meio do acordo de cooperação técnica internacional que tem com a agência.

"As principais linhas de atuação do acordo serão a competitividade sustentável da cafeicultura, gerar riqueza e desenvolvimento na região tanto para produtor rural como para a sociedade local. Haverá o enfoque no cooperativismo como vetor do desenvolvimento social por meio da cooperação nacional e internacional, intercâmbios e visitas técnicas, além da oferta, por parte do IICA, de soluções que contemplam boas práticas agrícolas e rastreabilidade", destaca Fischer.

Para o diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Silvio Farnese, que participou da cerimônia de assinatura do acordo, esta parceria oficializada contará com o apoio do governo federal.

"Nós temos uma tradição de trabalho com o IICA já de muito tempo, que nos mostra a eficiência do instituto no apoio ao desenvolvimento do agronegócio. O IICA tem uma expertise muito grande nisso e pode ajudar com um resultado muito saudável para a cadeia do café, que tem uma penetração muito grande no mundo. Somos o maior país exportador de café, além de ser o maior produtor, e isso nos traz uma responsabilidade muito grande em defender e manter essa questão da sustentabilidade como um padrão do café brasileiro", conclui Farnese.

Sobre o IICA
É um organismo internacional especializado em agricultura, ligado à Organização dos Estados Americanos (OEA), cuja missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados Membros em todas as Américas, para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural por meio da cooperação técnica internacional de excelência. Com sede na Costa Rica, o instituto foi fundado em 1942 e, em 1964, iniciou suas atividades no Brasil.

Sobre o CNC
Fundado em 1981, o Conselho é o principal fórum privado de discussão da política cafeeira no Brasil, congregando as maiores cooperativas e associações de cafeicultores de diversas origens produtoras, com propósito de trabalhar por uma cafeicultura competitiva, sustentável e integrada. Representa oficialmente o setor da produção de café junto aos órgãos governamentais, Congresso Nacional, demais segmentos da cadeia produtiva, organismos internacionais e à sociedade, propondo e participando ativamente da gestão da política dos interesses dos cafeicultores e de suas cooperativas.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação IICA Brasil
(61) 2106- 5425 / (61) 99380-8261
iicabr.informa@iica.int

Assessoria de Comunicação do CNC
(61) 3226-2269
imprensa@cncafe.com.br



Website: https://cncafe.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp