03/10/2019 às 09h09min - Atualizada em 03/10/2019 às 09h09min

Servidoras da Agepen recebem ações de prevenção ao câncer feminino

Servidoras da Agepen recebem ações de prevenção ao câncer feminino

 

Servidoras da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), na capital, realizaram exames de preventivos e mamografias como parte do projeto de “Prevenção do Câncer”. Este ano, a ação contou com a participação do idealizador da maior unidade móvel oncológica do mundo, cirurgião oncológico Fabrício Colacino Silva.

A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (2.10), na Sede da Agepen, e integra a campanha Outubro Rosa que conta com o apoio da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems). O objetivo dos exames realizados foram a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

Maria Antônia garante que a prevenção contribui diretamente na qualidade de vida

Participando do projeto pelo segundo ano consecutivo, a servidora Maria Antônia Souza Belchior, destaca que a prevenção é o fator crucial na qualidade de vida. “A facilidade no atendimento também vai de encontro às minhas necessidades, uma vez que ajuda muito a otimizar o meu tempo”, reforçou.

Já a agente Mirian Rezende garante que não perde nenhum ano do projeto. “Faz três anos que não vou a um especialista, mas realizo periodicamente meus exames através dessa ação. Acho muito importante esse cuidado com a saúde, para mim pelo menos, é mais difícil marcar médico, sair do trabalho e ir”, disse.

Praticidade e profissionais especializados motivaram Lígia a participar do projeto

Atuando no Patronato Penitenciário de Campo grande, a agente Lígia Vânia Oliveira, realizou os exames pela primeira vez por meio do projeto. “O que mais me motivou foram os profissionais especializados e a praticidade, isso aqui é ótimo, evita transtornos”, enfatizou.

Com uma equipe de enfermeiros, técnicos de enfermagem e de radiologia, todos os atendimentos são individualizados, gratuitos e os resultados serão entregues entre 15 e 20 dias, já com os respectivos laudos. Ao todo, foram realizados 30 preventivos e 25 exames de mamografia para servidoras acima de 40 anos, previamente agendados pelo Núcleo de Assistência Psicossocial ao Servidor da Agepen, responsável pela organização dos trabalhos.

Para o dr. Fabrício a unidade móvel é uma importante ferramenta de atendimento preventivo

Segundo o especialista, a unidade móvel complexa funciona como uma ferramenta para levar a equipe especializada e equipamentos de alta acurácia e de alta fluxo para atender o maior número de pessoas em um dia só. “Nosso atendimento é sempre gratuito, somos um projeto independente, estamos no nono ano do projeto, completando 90 mil atendimentos”, ressaltou o médico Fabrício Colacino.

Conforme a chefe do Núcleo de Assistência Psicossocial ao Servidor da Agepen, Maria Roseneusa Santos Oliveira, este é o quinto ano que o projeto acontece na Sede da agência penitenciária para as servidoras, com foco na prevenção e cuidado com a saúde da mulher.

Roseneusa ressalta ainda que a campanha Outubro Rosa faz parte da Programação Anual do Atendimento Psicossocial ao Servidor, em parceria com a Cassems. Para o próximo mês, informou, já está prevista ação junto aos servidores do sexo masculino, como parte da campanha “Novembro Azul”. “Precisamos nos cuidar e a prevenção é o melhor caminho para evitar os danos e o sofrimento com doenças graves”, enfatizou.

O projeto surgiu em 2011 como forma de garantir atendimento à população que não tinham acesso a exames de prevenção e sem a oportunidade de diagnósticos precoces, principalmente moradores do interior do estado e de regiões mais remotas e periféricas da capital.

“Temos apoiadores como a Cassems, onde realizamos pedidos para atendimento de prevenção aos colaboradores, como o que vem sendo feito aqui na Agepen. Então parabenizo a instituição pela nobre atitude de cuidar de quem cuida”, afirmou, destacando que o diagnóstico precoce faz toda a diferença, com uma chance de cura maior que 90%.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, a ação é muito significativa, pois demonstra a preocupação institucional em proporcionar meios de prevenção e conhecimento sobre a doença às servidoras. “Nosso objetivo é promover a saúde física e mental dos agentes penitenciários, enfocando a qualidade de vida no trabalho”, finalizou o dirigente.

A equipe de Atendimento Psicossocial ao Servidor e o chefe de Gabinete da Agepen, Valdimir Ayala Castro, também estiveram presentes acompanhando os trabalhos.

Texto e Fotos: Tatyane Santinoni.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp