15/03/2020 às 22h25min - Atualizada em 15/03/2020 às 22h25min

Para evitar aglomeração, Prefeitura de Aquidauana cancela evento

Para evitar aglomeração, Prefeitura de Aquidauana cancela evento

No fim da tarde deste domingo, o prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro (PSDB) se manifestou em sua página na rede social a possibilidade de tomar decisões importantes durante a semana no sentido de proteger a população em relação a possibilidade de proliferação de casos de contágio através do COVID 19 - Coronavírus, depois que foram confirmados dois casos em Campo Grande. "Teremos uma semana em que decisões podem alterar nosso cronograma de trabalho. A saúde é prioridade e cada um é responsável por todos. Vivemos dias difíceis e precisamos ainda mais da benção e da proteção de Deus!", escreveu Odilon Ribeiro.
 
Ainda neste domingo, no início da noite o prefeito Odilon Ribeiro oficializou a decisão de não mais realizar o lançamento de um pacote de obras em evento programado para acontecer no Clube da ARPA - Associação Recreativa Paraguaia de Aquidauana na próxima sexta-feira. “Estamos tomando essa decisão por cautela diante da situação e por acatarmos a orientação dos órgãos de saúde. Não podemos colocar em risco as pessoas da comunidade realizando um evento em que era estimado um grande público. O momento é de prevenção, de agir com responsabilidades e atenção redobrada para o protocolo de higiene para se evitar o o contágio e a propagação do Coronavírus", explicou o prefeito Odilon Ribeiro.
 
Odilon Ribeiro ainda explicou que a decisão não vai afetar a consolidação de obras tão esperadas pela população e que vai atender demandas em praticamente todos os bairros, que vão desde pavimentação, entrega de veículos, maquinas, equipamentos, drenagem, recapeamento, lajotamento, reforma de praças, reforma de escolas, reforma de unidade de saúde até entrega da reforma já concluída da Unidade de Saúde ESF localizada na Rua Estevão Alves Corrêa. "O cancelamento do evento não terá impacto na realização das obras através de investimentos que ultrapassam a casa dos R$ 32 milhões", esclareceu o chefe do executivo.
 
Técnicos da Prefeitura de Aquidauana que estão trabalhando nos projetos informam que se trata do maior pacote de obras da história de Aquidauana. "A população vai se sentir contemplada com cada ação a ser realizada em Aquidauana em curto, médio e longo prazo".
 
É certo que cada ato em relação ao inicio de obras, licitação ou ordem de serviço será levado ao conhecimento da população através da imprensa e de representantes da comunidade. "Seria temeroso reunir neste momento em Aquidauana, autoridades, parlamentares, secretários de Estado e do município, militares, vereadores, lideranças comunitárias, lideranças indígenas e lideranças eclesiásticas", explicou o prefeito Odilon Ribeiro.
 
Evitar a realização de eventos que promova a aglomeração de pessoas é uma medida preventiva de saúde pública, solicitada pelo Ministério da Saúde. "Outras decisões ainda estão sendo analisadas como medida de prevenção, visando evitar que a epidemia do novo Coronavírus (Covid-19) possa atingir nosso município", finalizou.
 
Alerta!
 
O Ministério da Saúde atualizou o número de casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19) no país. Conforme a segunda atualização dos dados realizada neste domingo, até o momento, há 200 casos em todo o país.
 
De acordo com levantamento diário feito pela pasta, 1.917 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal são monitoradas por suspeitas de estarem infectadas. Nenhuma morte foi registrada no Brasil desde o início da transmissão da doença.
 
Na última quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de Coronavírus. O termo é usado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.
 
Os idosos e pacientes de doenças crônicas representam o público que causa maior preocupação com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Isso porque a baixa imunidade faz dessas pessoas mais vulneráveis à ação do vírus e a complicações decorrentes dele, como síndromes respiratórias agudas graves.
 
Cuidados diários!
 
O Ministério da Saúde segundo a Agência Brasil explica que não há medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo Coronavírus e indica as seguintes medidas de prevenção:
 
- lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
- evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- evitar contato próximo com pessoas doentes;
- ficar em casa quando estiver doente;
- usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;
- não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;
- limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
- manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
 
O uso de álcool gel para prevenção ao Coronavírus é eficaz?
 
Sim. De acordo com o Conselho Federal de Química, o álcool gel é “eficiente desinfetante de superfícies/objetos e antisséptico para a pele”. O grau alcoólico recomendado para o efeito é de pelo menos 70%.
 
Preciso usar máscara para me proteger?
 
A máscara não tem efeito algum para pessoas sem o vírus. Ela deve ser utilizada por quem apresenta sintomas da doença, pois previne que alguém infectado espalhe o vírus e venha a contaminar outras pessoas. O uso também é recomendado para pessoas que tenham contato com indivíduos com suspeita ou confirmação do novo Coronavírus. Máscaras também devem ser usadas por profissionais de saúde que atuem em locais com pacientes com suspeitas ou sintomas. Após o uso, a orientação é descartar a máscara em local adequado e lavar as mãos.
 
Estou com tosse, febre e dores. Preciso fazer exames para detectar se estou com Covid-19?
 
Pessoas que apresentem sintomas da doença devem procurar orientação médica, em especial, os postos de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 42 mil postos de saúde espalhados pelo país são capazes de atender 90% dos casos de Coronavírus. Estudos indicam que a grande maioria dos casos de Covid-19 são mais leves e poderiam ser atendidos nesse nível de atenção.
 
 
A população pode buscar os serviços quando apresentar os sintomas iniciais do vírus, como febre baixa, tosse, dor de garganta e coriza. A partir do relato do paciente é que o médico decidirá sobre a necessidade de se fazer o teste para Covid-19. Atualmente, a recomendação das autoridades sanitárias é que sejam testados apenas os pacientes com sintomas respiratórios e que tenham tido contato com alguém infectado ou que tenham viajado para uma região onde há transmissão da doença.
 
 
O exame só pode ser feito com solicitação médica. Ele é feito por hospitais públicos e privados e confirmado por laboratórios de referência espalhados pelo Brasil.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp