17/03/2020 às 11h47min - Atualizada em 17/03/2020 às 11h47min

São Paulo registra primeira morte por coronavírus no Brasil

São Paulo registra primeira morte por coronavírus no Brasil

O estado de São Paulo registrou a primeira morte por coronavírus no Brasil. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde, mas ainda não há detalhes sobre o paciente.

O Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, e o Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, David Uip, vão realizar uma entrevista coletiva às 13h desta terça-feira, 17, para falar sobre o caso.

São Paulo é o estado com o maior número de casos da doença. Até balanço desta segunda-feira, 16, eram 152 pacientes confirmados e mais de mil suspeitos. Nesta tarde, haverá uma nova atualização e, a tendência, é de que o número aumente.

Na capital paulista, o prefeito Bruno Covas (PSDB) decretou estado de emergência em saúde. Isso significa que a prefeitura pode requisitar bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, com pagamento posterior de indenização justa e poderá adquirir bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência sem a necessidade de licitação.

Já o governo do estado decretou a suspensão gradual das aulas em escolas públicas e expandiu a recomendação para escolas particulares. Também estão proibidos os eventos com mais de 500 pessoas, para evitar aglomerações. Serão fechados por 30 dias museus, bibliotecas, teatros e cinemas.

O Ministério da Saúde orienta que a população fique em casa e só saia em caso de necessidade para diminuir a velocidade de contágio. O governo federal anunciou nesta segunda-feira, 17, um pacote emergencial de 147 bilhões de reais para atenuar os efeitos do coronavírus na economia.

Coronavírus no Brasil

O país já superou os 230 casos da infecção. Além de São Paulo, o Rio de Janeiro também já registra transmissão comunitária do Covid-19, nome oficial da doença.

O governador Wilson Witzel (PSC) decretou nesta terça-feira, 17, estado de emergência no Estado. Também já fizeram o mesmo Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp