18/03/2020 às 09h47min - Atualizada em 18/03/2020 às 09h47min

PF faz operação contra policiais por sequestro na fronteira de Corumbá - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

A PF identificou os envolvidos na ação ilegal, os quais, inclusive, tentaram se passar por policiais federais

Armas apreendidas em operação da Polícia Federal nesta quarta-feira. (Foto: Divulgação/PF) -
Uma ação ilegal para retirada de estrangeiro do Brasil, que contou com policiais militares, é alvo de operação da PF (Polícia Federal) nesta quarta-feira (dia 18) em Corumbá, fronteira com a Bolívia. 

Na ação, batizada de Refúgio, serão cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão contra pessoas que retiraram, no mês de agosto de 2019, um boliviano do território brasileiro. Ele tinha mandado de prisão na Bolívia, mas estava no Brasil na condição de refugiado.

O refugiado foi abordado em um estabelecimento comercial por homens armados e transportado com o uso de violência para o território boliviano. Naquela ocasião, ao passar pelo Posto Esdras, ponto de controle migratório em Corumbá, o cidadão boliviano, que era retirado à força do território nacional, chegou a tentar fugir, contudo foi impedido e efetivamente retirado do País.

Após investigação minuciosa, a Polícia Federal identificou os envolvidos na ação delituosa, os quais, inclusive, tentaram se passar por policiais federais. Foi constatado o envolvimento de policiais militares e a Corregedoria da Polícia Militar apoia a operação desta quarta-feira.

A retirada à força do refugiado se enquadrou em crimes de sequestro e de migração ilegal com o uso da violência. As autoridades bolivianas serão comunicadas da ação.

A operação Refúgio é realizada por 41 policiais federais e dez policiais militares. O nome da ação é em alusão ao instituto de direito internacional que abrigava o cidadão boliviano no território nacional antes de sua retirada ilegal do Brasil. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp