18/03/2020 às 14h18min - Atualizada em 18/03/2020 às 14h18min

Na prevenção ao coronavírus, Funai suspende autorizações de entrada em terras indígenas

Na prevenção ao coronavírus, Funai suspende autorizações de entrada em terras indígenas

Na prevenção ao coronavírus, Funai suspende autorizações de entrada em terras indígenas = Karlao .
 

A Fundação Nacional do Índio (Funai) suspendeu, pelos próximos trinta dias, as autorizações de entrada em terras indígenas devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). A medida, adotada por meio da Portaria nº 419, de 17 de março de 2020, é uma forma de evitar a disseminação do vírus nas aldeias, uma vez que as populações indígenas se encontram no grupo de risco de contaminação por serem mais suscetíveis e vulneráveis ao contágio.

 

Segundo a portaria, estão suspensas a concessão de novas autorizações, com exceção daquelas necessárias à continuidade de serviços essenciais às comunidades, como ações de segurança, atendimento à saúde, entrega de gêneros alimentícios, de medicamentos e combustível. A avaliação será realizada pela autoridade competente nas Coordenações Regionais da Funai, que poderão reavaliar e reagendar as autorizações já concedidas, especialmente quando envolverem a realização de eventos ou impliquem a entrada de mais de 05 pessoas na terra indígena.

 

Todas as atividades de contato com comunidades indígenas isoladas também ficam suspensas, salvo se a atividade for essencial à sobrevivência do grupo isolado, podendo ser autorizada via Coordenação Regional da Funai em ato justificado. A portaria ainda prevê outras providências temporárias de prevenção à infecção e propagação do novo coronavírus no âmbito da fundação. O período de aplicação das medidas poderá ser prorrogado, conforme determinação do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

PORTARIA Nº 419/PRES, DE 17 DE MARÇO DE 2020 
file:///C:/Users/karlos/Downloads/SEI_FUNAI%20-%202025492%20-%20Portaria%20Preside%CC%82ncia.pdf

 

Card-coronavirus

Card-coronavirus

 

 

Assessoria de Comunicação / Funai


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp