19/03/2020 às 10h47min - Atualizada em 19/03/2020 às 10h47min

PREFEITURA INAUGURA SALA DA CIDADANIA DIGITAL PARA ATENDER PRODUTORES RURAIS

Com a crescimento da agricultura familiar no município de Dois Irmãos do buriti o prefeito Edilsom Zandona prontamente buscou trazer a "Sala da Cidadania" para o município.

Flávinho
Assessoria de Comunicação
O Prefeito de Dois Irmãos do Buriti, Edilsom Zandona, por meio da Secretarria de Agricultura, inaugurou nesta quinta-feira (19) a Sala da Cidadania Digital, um espaço destinado ao atendimento exclusivo de pequenos agricultores rurais, em suas demandas na área agrícola junto aos órgãos dos governos federal e municipal. A instalação do escritório é fruto do acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
 
O secretário de Agricultura, Vilson França, destacou a importância da ação para melhorar e facilitar a vida dos agricultores familiares. “A criação desse espaço é um desejo concretizado do prefeito Edilsom, em estabelecer estratégias que fomentem e ajudem no desenvolvimento dos pequenos agricultores e criadores", afirmou o secretário.
 
A Sala da Cidadania Digital funcionará na sede da Secretaria de Agricultura, e consiste em um ambiente virtual para monitorar uma série de serviços de interesse do agricultor familiar, especialmente os assentados pelo Incra. Entre os serviços disponibilizados estão a renegociação de dívidas do Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Pronaf), emissões da Certidão de Assentado e Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e certidões para fins de aposentadoria.
 
Além de atender virtualmente os assentados da reforma agrária, a Sala da Cidadania Digital vai operar também em ambiente físico, na prestação de informações sobre processos relacionados à reforma agrária, entre outros serviços acessados através do portal do governo federal. É uma forma de facilitar a interação entre os produtores e o governo federal, com o objetivo de resolver pendências que se arrastam sem qualquer resolução efetiva.
 
Para a execução dos trabalhos, a Secretaria de Agricultura disponibilizou funcionários para fazer um treinamento através do Incra. Dessa forma, será possível oferecer atenção especial aos agricultores.
 
“Através desta parceria com a Prefeitura, iniciamos um importante e diferente serviço em favor do agricultor rural, pois será prestado um atendimento qualificado à clientela do Incra, em suas necessidades documentais e de orientação”, afirmou o superintendente do Incra, Antônio de Castro Vieira (BADU).

A secretaria de Gabinete Professora Lourdes finalizou as falas dizendo que seguiu todas as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) em prevenção ao COVID19 e as informações estão disponíveis na página do Facebook do site Buriti News. 

Na oportunidade também foi assinado pelo superintendente do INCRA, Badú, pelo prefeito Edilsom é pelo secretário de agricultura a CCU do Assentamento Santa Amélia. 

O CCU transfere o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária em caráter provisório e assegura aos assentados o acesso à terra, aos créditos disponibilizados pelo Incra e a outros programas do Governo Federal de apoio à agricultura familiar.

O presente plano de trabalho Será executado no município de Dois Irmãos do Buriti, atendendo os seguintes assentamentos:
  • Marcos Freire (187 famílias)
  • Santa Amélia (86 famílias)
  • Piuva V (109 famílias)
  • Paulo Freire (61 famílias - assentados pelo estado de Mato Grosso do Sul
  • Totalizando 443 famílias.
Estiveram presentes;
  • Edilsom Zandona - Prefeito Municipal 
  • Antônio de Castro Vieira - Superintendente do INCRA / SR(16) MS
  • Vilson França - Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural. 
  • Silvio Vargas - Coordenador Regional de Campo Grande. 
  • Higor Caixias Vereador 
  • Professora Roseli - Vereadora.
  • Carlos Alberto - Secretario de Saúde 
  • Lurdes Mendes - Secretaria de Gabinete.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp