28/02/2020 às 10h15min - Atualizada em 22/03/2020 às 07h12min

Feed RSS privado abre um novo horizonte de monetização na indústria do podcast

O recurso recentemente lançado pelo Spreaker vai ao encontro de uma indústria onde o conteúdo exclusivo ganha cada vez mais valor

DINO
https://www.spreaker.com/plans

O podcast é a mídia da vez no Brasil e na América Latina como um todo. Um estudo lançado recentemente pela Voxnest, empresa-mãe do Spreaker, revelou que o Brasil foi o segundo país onde a produção de podcasts mais cresceu entre janeiro e novembro de 2019, com um incremento de 85,42%, atrás apenas da Argentina. A língua portuguesa, por sua vez, foi a que registrou o maior crescimento (91,13%) no final de 2019 de acordo com a base de dados da Voxnest. 

Esse cenário aponta para uma indústria cada vez mais profissional, onde criadores estão determinados a encontrar soluções para diferenciar e rentabilizar o seu conteúdo em um mercado que começa a ficar competitivo. Uma prova disso é que hoje há centenas de podcasts patrocinados por ouvintes através de plataformas de crowdfunding - um conceito de monetização que já existe no Youtube em escala muito maior. Ao pagar uma contribuição mensal, como uma assinatura, o expectador tem acesso a vídeos exclusivos que não estarão disponíveis para os assinantes gratuitos daquele canal. Era evidente que essa prática logo chegaria à seara dos podcasts. 

Atento a isso, o Spreaker, plataforma de criação, distribuição e monetização de podcasts da Voxnest, lançou recentemente o feed RSS privado. O novo recurso vai ao encontro dessa que parece ser uma das principais necessidades do mercado de criadores brasileiro: formas de monetização por meio de conteúdo exclusivo. 

O que é um feed RSS privado

Enquanto, por norma, um feed RSS é algo público na internet, o feed RSS privado estará visível apenas para um público específico. Em uma situação prática, essa tecnologia permitirá que podcasters liberem o link do seu feed RSS privado via plataformas como o Patreon ou mesmo via email - a forma de distribuição estará ao critério do dono do conteúdo. O ouvinte “premium” poderá acessar as gravações através do player do Spreaker no próprio navegador ou adicionar o link do feed privado a agregadores de podcasts que já permitem essa integração, como é o caso do Apple Podcasts e do Podcast Addict. 

Em outro cenário, grandes produtores de podcasts, sobretudo meios de comunicação e influenciadores digitais, terão a opção de distribuir o seu feed RSS privado para um agregador específico. Ou seja, basta imaginar que o podcast do seu influencer favorito estará disponível apenas no Spotify - tomando como exemplo a plataforma de streaming de áudio mais utilizada no Brasil hoje. 

Engana-se quem pensa que isso é uma previsão para o futuro. Hoje, o Spotify já conta com uma série de podcasts exclusivos, tendo anunciado três novos “originais” desde o início de 2020. 

Com o caráter exclusivo do conteúdo tendo um valor cada vez maior, podcasters, plataformas de hospedagem e os agregadores podem se preparar para um futuro que não se distingue tanto do que conhecemos hoje no streaming de vídeo por meio de serviços como Amazon Prime e a Netflix. Embora não seja possível determinar o futuro da indústria, é certo que a tecnologia que viabiliza novas opções de acessibilidade e monetização tende a evoluir em passos cada vez mais largos. 

A opção de feed RSS privado do Spreaker está disponível a partir do plano Broadcaster. Para mais informações, acesse https://www.spreaker.com/plans

 



Website: https://www.spreaker.com/plans
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp