24/03/2020 às 10h11min - Atualizada em 24/03/2020 às 10h11min

Aquidauana pode criar barreira sanitária e fechar entradas da cidade

Prefeitura, MP, Exército, Conselho de Saúde, Hospitais e Câmara discutiram assunto

Ontem, 23, mesmo colocando a saúde em risco, autoridades municipais, militares e Ministério Público se reuniram para tomarem decisões importantes sobre as ações de enfrentamento ao Covid-19, coronavírus, em Aquidauana.

Participaram da reunião o prefeito Odilon Ribeiro, vice-prefeita Selma Suleiman, o Promotor de Justiça de Aquidauana, Dr. José Maurício de Albuquerque, vereadores aquidauanenses, gabinete e secretários municipais, membros do Conselho Municipal de Saúde, comandante do 9° BECmb, Ten. Cel. Luiz Alexandre Costa, membros da diretoria e enfermagem dos hospitais Regional, Funrural e CASSEMS.

Em pauta, a organização dos hospitais com leitos, respiradores, medicações, equipes e áreas de isolamento que estão sendo preparadas para receber os pacientes.

A Prefeitura de Aquidauana reforçar ao Governo do Estado e Governo Federal a necessidade urgente de enviarem recursos, aparelhos respiradores e materiais de proteção individual para os trabalhadores da saúde em caráter de urgência. Pois o que a prefeitura e os hospitais tem, no caso de surto de Covid-19, serão insuficientes.

Na reunião, também foi discutida a proposta de barreira sanitária nas entradas da cidade, para evitar maior fluxo de transmissão do vírus dentro da cidade. Para isso, o 9° Batalhão de Engenharia e Combate irá analisar junto ao Comando Militar do Oeste a situação e como isso poderá ser feito em Aquidauana.

O Conselho Municipal de Saúde elencou a importância das emissoras de rádio e demais veículos de comunicação estarem à disposição do município para a veiculação de informações à população periodicamente como utilidade pública.

A enfermeira-chefe da coordenadoria de vigilância epidemiológica, Daniele Garcia explicou que as equipes de saúde estão em atenção 24h por dia, tem passado por reuniões de orientação e treinamento periodicamente a medida que novas informações sobre o vírus são divulgadas pelo Ministério da Saúde.

"Estamos fazendo de tudo, horas de estudo, de pesquisa, de capacitação e treinamento com as equipes para estarmos preparados diante de uma situação de surto. Não temos medido esforços para deixar nossas equipes aptas para agir corretamente nessa batalha contra o coravírus", detalhou Daniele Garcia.

O prefeito Odilon Ribeiro informou que em Aquidauana o centro de triagem para os cidadãos com sintomas de gripe e o Covid-19 será no CEM.

A secretária municipal de Saúde, Cláudia Franco explicou que o centro de triagem já está sendo organizado e servirá na situação de Aquidauana entrar em surto.

"Estamos numa situação de anormalidade absoluta, onde toda a força que temos em saúde pública está se unindo, rede pública e privada, para conseguirmos atender as emergências. Nós estamos discutindo juntos as ações e o que cada um pode colaborar nesse enfrentamento ao coronavírus.", destacou o diretor executivo do gabinete, Wezer Lucarelli.

O promotor Dr. José Mauricio, explicou sobre a viabilidade legal da prefeitura fazer a requisição social em prol do atendimento da população. "Nesta situação emergencial que enfrentamos, o poder público municipal pode requisitar o que necessitar para que sejam utilizados para atender a população, que é o bem maior, a prioridade", completou o promotor.

Diante disso, foi publicado hoje, 23, na edição complementar do Diário Oficial do Município, o decreto n° 039, autorizando o poder público municipal a requisitar bens e serviços para atendimento específico da situação de perigo iminente, emergência ou calamidade pública decorrente da disseminação do Coronavírus - COVID-19.

A Secretaria Municipal de Saúde poderá requisitar bens e serviços, álcool gel, máscaras de proteção e cilindros de oxigênio, podendo requisitar até 80% (oitenta por cento) dos produtos nos estabelecimentos comerciais para atender a rede de saúde de Aquidauana diante da pandemia de Coronavírus.

"Precisamos agir com responsabilidade, alinhados para tomar as decisões corretas e a população precisa colaborar 24h por dia com a prevenção. Pois nao recebemos até o momento nenhuma ajuda federal e isso compromete e muito a nossa estrutura para atender no caso de um surto de coronavírus na cidade. Estamos lidando com vidas, com pessoas e a população precisa entender a gravidade desse vírus", afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.

A vice-prefeita Selma Suleiman lembrou a todos que o combate ao vírus só depende de duas coisas: "lavar as mãos corretamente e a conscientização da população em ficar em casa".


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp