Câmara de Dois Irmãos do Buriti aprova reajuste para servidores e projetos importantes durante sessão ordinária
Câmara de Dois Irmãos do Buriti aprova reajuste para servidores e projetos importantes durante sessão ordinária
Câmara de Dois Irmãos do Buriti aprova reajuste para servidores e projetos importantes durante sessão ordinária .BN
Na manhã desta segunda-feira (9), a Câmara Municipal de Dois Irmãos do Buriti realizou a 5ª Sessão Ordinária da Legislatura 2025/2028. A reunião foi conduzida pelo presidente da Casa, o vereador Eder de Aguiar Viana, e contou com a presença dos parlamentares municipais para discussão e votação de projetos e indicações.
A sessão teve início às 9h17, com a chamada nominal dos vereadores e a verificação de quórum. Após a abertura oficial, foi realizada a leitura bíblica pelo vereador Marcos Edgard Nantes, com trecho do Evangelho de Mateus. Em seguida, os vereadores aprovaram por unanimidade a ata da sessão anterior.
Projetos e documentos apresentados
Durante o expediente, foi apresentado o Projeto de Lei Ordinária nº 07/2026, que altera dispositivos da legislação municipal referente à Lei nº 768/2022. O texto foi encaminhado para análise das comissões permanentes da Casa.
Também foram lidos ofícios da Secretaria Municipal de Obras, assinados pelo secretário Esiel Tagliaferro Xavier, com respostas a indicações feitas por vereadores.
Moradores do Distrito de Palmeiras solicitaram espaço na tribuna da Câmara para a sessão do dia 16 de março, pedido que foi aprovado pelo presidente. Além disso, foi protocolada solicitação para instalação de braço de iluminação pública e troca de lâmpadas na Rua Paraíba, esquina com a Rua Elizio Moreira, também no distrito.
Solicitações e indicações dos vereadores
Entre as propostas apresentadas, o vereador Juliano dos Santos Silva encaminhou pedido de emenda parlamentar de R$ 100 mil à deputada estadual Mara Caseiro para aquisição de um veículo destinado à Unidade Básica de Saúde Manoel Alves, no Distrito de Palmeiras.
Já o vereador Jairso dos Reis Borges solicitou ao deputado federal Beto Pereira uma emenda de R$ 500 mil para reformas em escolas municipais. O recurso seria destinado às unidades Nero Menezes de Ávila, no Distrito de Palmeiras, e Felícia Emiko Kawamura Sakitani.
O vereador Higor Caxias dos Santos apresentou indicações para a realização da operação “Limpa Fios” no município, com apoio da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS), além da regulamentação de legislação relacionada à Lei Complementar Federal nº 226/2026.
Projetos aprovados
Na ordem do dia, diversos projetos foram analisados e aprovados por unanimidade pelos parlamentares, entre eles:
Abertura de crédito adicional especial no orçamento municipal no valor de R$ 326.613,50;
Reajuste inflacionário para servidores do magistério municipal;
Recomposição das perdas inflacionárias para servidores públicos municipais e conselheiros tutelares;
Autorização para demolição do antigo plenário da Câmara Municipal;
Criação do Programa Municipal de Registro, Identificação e Controle Populacional Ético de Cães e Gatos;
Criação de mecanismos de fiscalização e punição para empresas que utilizam fiação aérea em postes no município.
Encerramento
Durante a fase de explicações pessoais, fizeram uso da tribuna os vereadores Edmilson Belizário da Silva, Altair Fermino Mamedes, o presidente Eder de Aguiar Viana e o vereador Higor Caxias dos Santos.
Após as manifestações, o presidente agradeceu a presença de todos e encerrou a sessão. A reunião foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara, permitindo que a população acompanhasse os debates e decisões do Legislativo municipal.