02/04/2020 às 10h47min - Atualizada em 02/04/2020 às 10h47min

Neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo não deixe de lutar pelos sonhos dos seus filhos

Neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo não deixe de lutar pelos sonhos dos seus filhos

opantaneiro.com.b

Desde 2008 o dia 2 de abril é lembrado como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas). Para quem tem filhos com TEA (Transtorno Espectro Autista), essa data existe para lembrar que a luta pela inclusão e acessibilidade não podem parar.

O Pantaneiro conversou com Tarina Rosa Freitas, 40 anos, mãe de Tharyon Antônio, de 12 anos, moradores de Aquidauana. Ativista dos direitos da pessoa com autismo, a estudante de Serviço Social se emociona ao refletir sobre tudo que os familiares passam e brigam para conseguir o melhor atendimento médico e educacional para as pessoas com TEA.

Tarina e Tharyon no documentário "5 Fases". (Reprodução: Youtube)


















“Essa data me faz refletir sobre tudo que os pais passaram antigamente, quando não tinha tanta informação. Hoje em Aquidauana conseguimos ver a evolução, o lacinho de acessibilidade em bancos, lotéricas, mercados e outros estabelecimentos que aderiram ao atendimento preferencial”, destaca Tarina. 

No documentário "5 Fases” produzido pelo IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), apoiado pela produtora Guaxinim, com pais de autistas de Aquidauana e Anastácio, Marileide dos Anjos, mãe do Yuri de 28, fala como esse assunto era tratado há alguns anos. 
 

Marileide e Yuri no documentário "5 Fases". (Reprodução: Youtube)















“Lá em 1991, quando ele nasceu, isso era um fato novo para sociedade. Era até um peso maior! Não havia possibilidades, não se viu ou ouvia dizer que teria a abertura de processos de interação dessas crianças na sociedade”, relata no documentário. (Veja na íntegra clicando aqui)

Sobre as suas experiências mais pessoais, Tarina diz que as dificuldades diárias trazem pensamentos de desistência, mas que o persistir é de total importância para as pessoas portadores do TEA. 

“O autista em geral são seres iluminados, tem uma energia e pureza no olhar diferente. Eles são os mais sinceros! Tenham muito orgulho de ter um filho autista, não desista de lutar por eles. A luta é árdua, cansativa e eles merecem. Lá na frente eles reconhecem”, se emociona a mãe.

Ela lembra quando escutou do filho que “quem me motiva é a senhora, que me ensina a não desistir dos meus sonhos”, ao ser questionado em uma atividade da escola.

Por conta das medidas de prevenção contra o coronavírus, a 1º Semana TEA de Aquidauana e Anastácio, organizado pela Associação de Familiares de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (AFAP TEA) dos dois municípios, precisou ser adiada. A nova data será divulgada.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp