10/10/2019 às 08h36min - Atualizada em 10/10/2019 às 08h36min

Em Dois Irmãos, menino de 9 anos fala sobre depressão e emociona a todos em sarau na escola

Mãe diz que garoto sempre escreve e faz poesias e desenhos co declarações para irmãos e o restante da família em MS.

Menino apresentou poesia sobre depressão e ao final ofereceu abraços na escola em MS —

Várias poesias já haviam sido declamadas, quando o menino Luan, de apenas 9 anos, subiu ao palco. Em alguns segundos, ele passou a "arrancar choros" da plateia, que acompanhava a décima edição do sarau na Escola Municipal Emiko Kawamura Sakiti, em Dois Irmãos do Buriti, região leste do estado. Além de falar sobre a depressão, o garoto ofereceu calorosos abraços para quem estivesse passando por algum problema.

"Quando os professores falaram da poesia, eu pensei na minha tia que faleceu de câncer e também na minha avó, que está sofrendo muito mais do que eu, como todo mãe. Eu sei que a dor dela é maior e me deu uma vontade enorme de escrever. Eu também ofereci abraços para quem está com dificuldade e agora vou continuar escrevendo", afirmou Luan Henrick Mattos Araujo.

Conforme a mãe dele, a dona de casa Laurilaine Souza Matos, de 28 anos, o menino sempre escreve e faz desenhos e poemas com declarações para os irmãos e o restante da família. No entanto, desta vez, o tema escolhido por ele surpreendeu muito. "Eu entendi que ele quer passar força para quem precisa, além de ter se inspirado na avó materna, que perdeu para o câncer uma filha, aos 33 anos. Meu filho também falou que prestou muita atenção em uma palestra da escola, com os temas depressão e suicídio, do Setembro Amarelo", comentou.

No dia do evento, no início deste mês de outubro, Laurilaine ressaltou que ficou muito emocionada. "Ele me entregou o papel depois e eu não conseguia nem ler direito. Muita gente lá também ficou assim e nós também não imaginávamos toda essa repercussão. Para ele, é algo natural. Luan está na 3ª série e agora assina os trabalhos como Luan Mattos".

A coordenadora geral de educação do município, Lourdes Mendes da Silva Pereira, também estava presente no sarau de poesias. "Todos os anos escolhemos um homenageado e damos estímulos aos estudantes. A intenção é despertar novos autores, novos escritores e ele usou um tema muito emergente, muito atual. O professor desenvolveu com ele em sala de aula e foi lindo o momento dele declamar diante a escola. No final, quando ele pediu abraços, teve que dar muitos", relembrou.

Segundo a coordenadora, a escrita de Luan mostra a maturidade ao lidar com o tema. "Nós até fomos atrás depois, conversamos com a família, queríamos entender se estava acontecendo algo. Eu fiquei analisando a poesia, muito madura e extraordinária para alguém da idade dele. E entendi também que a questão da depressão não vê idade e só quem passa e vivencia o problema é que entende", finalizou.

Veja na íntegra a poesia do estudante:

Essa Pressão de Depressão

De dia é riso

De noite é choro

Gritos de alegria

E de socorro

Ela não tem cara,

mas essa angústia

que dispara o coração

tem um nome ruim, se

chama: Depressão!

Muitos dizem ser

frescura, ou só

emoção... mas

sabem que mata se

não procurar

solução.

Existem médicos,

psicólogos,

psiquiatras que

nos ajuda a

tratar dessa

doença que

maltrata.

E existe um Deus

lá em cima que

está sempre a te

cuidar e tem eu

*LUAN* que um

abraço posso te dar.

Que também é

uma forma de aliviar, 

essa dor no peito

um vazio e

solidão.

Infelizmente é

a pressão da

depressão.

*Luan Henrick Mattos Araujo (Luan Mattos)*


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp