15/04/2020 às 12h51min - Atualizada em 15/04/2020 às 12h51min

Presos diagnosticados com Covid-19 em Miranda são transferidos para SP

Eles irão cumprir prisão domiciliar

Kamila Alcântara - /www.opantaneiro.com.br
Equipe de bombeiros que foi em Miranda para realizar os teste de Coronavírus Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação/G1
 

Os oito homens que estavam presos na Delegacia de Polícia Civil de Miranda e apresentaram resultado positivo para Coronavírus foram transferidos para o Estado de São Paulo, na noite desta terça-feira (14). A informação foi confirmada pelo prefeito do município, Edson Moraes (Patriota), em suas redes sociais.

Esses homens são paulistas e foram presos pela PRF (Polícia Militar Rodoviária) e pelo Garras (Delegacia de Repressão de Roubos a Bando, Assaltos e Sequestros) no dia 2 deste mês com sete veículos roubados e furtados.

Conforme explicou a delegada regional Silvia Elaine Girardi dos Santos para O Pantaneiro, no dia 9, quinta-feira passada, saiu a decisão de prisão preventiva deles, que seriam encaminhados para o presidio de Dois Irmãos do Buriti, com possível transferência nesta segunda.

“No mesmo dia da decisão, um deles começou a passar mal, com sintomas de Covid-19. Exames foram feitas e o resultado positivo saiu no sábado (11) a tarde. A partir dai adotamos novas medidas de cuidados, além das que já estávamos tomando. Foi quando nos preocupamos com a saúde dos policiais, dos detentos e de outros dois que haviam sido liberados, também moradores de Miranda”, lembra a delegada.

















Então o Poder Judiciário precisou buscar uma solução, pois os presídios no Mato Grosso do Sul não possuem uma ala especial para acomodar detentos com Coronavírus, sendo necessário solicitar a transferência deles. Nesse momento já eram dois confirmados com o vírus, dois com sintomas aguardando resultados e os dois liberados em quarentena em suas casas.

“Cumprindo uma decisão judicial, como também o protocolo de isolamento do Ministério da Saúde, os detentos tiveram os seus regimes de prisão convertidos em domiciliar. Disponibilizamos veículos e motoristas que receberam todos os EPI para realizarem este trabalho com segurança, após a chegada ao destino, todos os veículos irão passar por uma completa higienização, antes de retornarem a nossa cidade”, escreveu o prefeito Edson Moraes.

Ainda conforme a publicação do prefeito, a população pode ficar tranquila, pede que diminuam a circulação nas ruas e cumpram o distanciamento social. “Vamos vencer o Coronavírus cada um fazendo a sua parte, vamos nos fortalecer com ações de higiene, enfraquecendo esse vírus”, concluiu. 

Teste rápido

Até o momento, nenhum agente da delegacia apresentou sintomas de coronavírus, mas podem passar por exames rápidos. O secretário de Saúde de Miranda, Aldecir Dutra, comentou que todos os profissionais serão testados, mas em seu devido momento. “Estamos preocupados com a segurança dos nossos agentes públicos de segurança. Com certeza será feito o teste, mas precisamos respeitar os contextos do protocolo”, afirma.

Conforme divulgou o Jornal Midiamax, de acordo com o Sinpol/MS (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), ao menos 22 pessoas, dentre as quais 12 policiais, outros sete presos e funcionários administrativos, estiveram expostas diretamente ao risco de contaminação. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp