16/04/2020 às 19h14min - Atualizada em 16/04/2020 às 19h14min

Nelson Teich é o novo ministro da Saúde, mas já possuía influência dentro do governo

O oncologista possui boa relação entre a classe médica, governo e empresas do setor de saúde

Com a demissão de Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) do Ministério da Saúde, oficializado há pouco horas, o novo médico a frente da pasta é o oncologista Nelson Teich. Ele chegou a ser cotado como em 2018, por exercer uma função de “consulto informal” na campanha eleitoral.

Atualmente, Teich estava atuando como consultor do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Denizar Vianna. Função essa que pode existir graças a aliança formada entre eles na consolidação do Midi Instituto de educação e Pesquisa, empresa fechada em fevereiro do ano passado e que eram sócios.

Conforme apurou o jornal Estadão, a escolha do oncologista foi considerada internamente no governo como uma vitória do secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarter, e do empresário bolsonarista Meyer Negri, dono da Tecnisa. Os dois foram os principais apoiadores de seu nome para o cargo, além da classe médica por conta do bom relacionamento dele com os empresários do setor.

Formação

Conforme o levantamento da BBC Brasil, nascido no Rio de Janeiro, o médico se formou pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e se especializou em oncologia no Instituto Nacional de Câncer (Inca). Atualmente, é sócio da Teich Health Care, uma consultoria de serviços médicos. Em 1990, fundou o Grupo Clínicas Oncológicas Integradas (COI), sendo seu presidente até 2018 — em 2015, a empresa foi comprada pela UHG/Amil. 

Também foi fundador — e presidente (pro bono) — do COI Instituto de Gestão, Educação e Pesquisa, organização sem fins lucrativos criada em 2009 para a realização de pesquisas clínicas e projetos e execução de programas de treinamento e educação em diversas áreas do cuidado do câncer, e, em 2016, do Medinsight - Decisões em Saúde, empresa de pesquisa e consultoria em economia da saúde.

E, entre 2010 e 2011, Teich, que é doutor em Ciências da Saúde - Economia da Saúde pela Universidade de York, do Reino Unido, prestou consultoria nesta área no Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

Teich e o pensamento de Bolsonaro sobre o Coronavírus

Em seu perfil na rede profissional LinkedIn, o oncologista estava publicando artigos e pensamento sobre a situação do Coronavírus no Brasil. Entre suas escrita, ele comenta sobre a polarização que tomou conta do país, levando a sérias discussões sobre a melhor estratégia a ser tomada. 

"É como se existisse um grupo focando nas pessoas e na saúde e outro no mercado, nas empresas e no dinheiro, mas essa abordagem dividida, antagônica e talvez radical não é aquela que mais vai ajudar a sociedade a passar por esse problema", destacou.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp