20/04/2020 às 13h54min - Atualizada em 20/04/2020 às 13h54min

Sem obrigar uso, prefeitura vai doar 1,3 mil máscaras para população

Outras 850 mil máscaras serão destinadas a unidades de saúde da Sesau

Daiany Albuquerque, Natalia Yahn
Nas ruas, a maioria da população usa máscaras para se proteger - VALDENIR REZENDE

Após voltar atrás em relação a obrigatoriedade do uso de máscara pela população de Campo Grande, como forma de evitar a disseminação do novo coronavírus, o prefeito Marcos Trad informou hoje durante transmissão via internet, que vai distribuir 500 mil unidades. Mas a previsão é de que pelo menos 1.350 máscaras cheguem a população carente da cidade.  

Isso porque outras 850 mil máscaras são confeccionadas pelo Fundo de Apoio a Comunidade (FAC) e Instituto Mirim. “Essas máscaras estão em licitação para compra do material e serão confeccionadas pelas costureiras do FAC e acreditamos que num prazo de 10 dias elas já estarão sendo entregues”, disse Trad.

No total a prefeitura da Capital adquiriu 1,3 milhão de máscaras e além das 500 mil que serão doadas para a população,  outras 800 mil serão destinadas para uso dos profissionais da saúde, nas unidades administradas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).  

ENTENDA

Na sexta-feira (17), apenas poucas horas após publicar decreto que obrigava o uso de máscara pela população da Capital a partir de hoje (20), inclusive com punição para possíveis descumprimentos e também fiscalização prevista pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), o prefeito Marcos Trad voltou atrás na medida. Em novo decreto publicado naquele dia o chefe do Executivo decidiu apenas recomendar o uso da máscara como forma de prevenção contra o novo coronavírus.

Com isso, novamente, usar a máscara é opcional. E a prefeitura deixou para cada cidadão escolher se usa ou não o item que ajuda a impedir a disseminação da Covid-19, quando usado corretamente.

Reportagem publicada na ocasião pelo Correio do Estado mostrou que para colocar e retirar a máscara, são necessários diversos cuidados e precauções. “Antes e após colocar a máscara a pessoa deve manter os hábitos de higiene. As alças da máscara devem ser usadas, para colocar e tirar. E devem ser trocadas a cada duas horas ou quando estiverem úmidas. Devem ser colocadas em um saquinho após o uso, e lavadas se forem reutilizáveis com sabão e água e de preferência secar ao sol”, explicou a infectologista Priscila Alexandrino.

A médica alerta que apenas o uso da máscara pode dar a falsa impressão de proteção e explicou que mesmo com o item, as pessoas devem prestar atenção e manter as outras medidas, que são importantes para evitar a disseminação do novo coronavírus. “É positivo, desde que as pessoas usem adequadamente a máscara. Ela não deve ser colocada no queixo. E também deve ser mantida a higienização das mãos. As outras medidas devem ser seguidas e são até mais úteis do que somente usar a máscara”, explicou.

O novo decreto retira a ordem de fiscalização e até a punição para que estiver sem a máscara. O texto “recomenda a utilização de máscaras de barreira para os cidadãos que estiverem fora de seus domicílios durante o período de emergência da Covid-19”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp