21/04/2020 às 10h49min - Atualizada em 21/04/2020 às 10h49min

21 de abril – Feriado de TIRADENTES - O Patrono da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul


 O país presta hoje a sua homenagem ao Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o TIRADENTES, patrono da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e das demais Policias do Brasil. Escolhido para liderar a Inconfidência Mineira por sua bravura e habilidade, Tiradentes (chamado assim por também exercer o ofício de dentista) foi o precursor da Independência do nosso país.

Um pouco de história:


Segundo registros históricos, Joaquim José da Silva Xavier nasceu em 1746, no Sítio Fazenda do Pombal, hoje cidade de Ritápolis, em Minas Gerais. Foi criado por um tio que lhe ensinou o ofício de dentista e trabalhou muitos anos como mascate, além de construir armazéns e abrir parte da estrada que ligava as cidades de Vila Rica e Rio de Janeiro.

Ele entrou para o Regimento de Cavalaria de Minas Gerais com 29 anos de idade, como “Alferes”, correspondente hoje à insígnia de Tenente. Por causa de sua inteligência e de seus ideais, Tiradentes também era chamado de "O República", "O Liberdade" e o "Gramaticão". Quando o grupo foi descoberto, o oficial da Polícia Militar de Minas Gerais se entregou em favor dos colegas e se tornou mártir e herói nacional e foi condenado à morte. Foi preso no dia 10 de maio de 1789 e enforcado em 21 de abril de 1792, com 45 ou 46 anos.

A data de sua morte tornou-se feriado nacional em 1965, quando tornou-se também Patrono Cívico da Nação Brasileira. 

Tiradentes como Patrono da Polícia Militar:


Para as Polícias do Brasil e, em especial, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Tiradentes é símbolo de coragem, força e determinação. Seu feito de coragem e amor a Pátria fez com que se destacasse entre todos os outros que morreram na luta pela Independência do Brasil. Pelo fato de ter mostrado grande bravura e exercer sua labuta nas milícias que cuidavam da ordem pública na época do Brasil Colônia, foi aclamado “Patrono das Polícias Militares do Brasil” e “Patrono Cívico da Nação Brasileira”.

Homenagem do 7º Batalhão de Polícia Militar: “... Nesse dia 21 de abril , parabenizo e agradeço todos os Policias, em especial aos integrantes do 7° Batal

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp