21/04/2020 às 13h43min - Atualizada em 21/04/2020 às 13h43min

Dois Irmãos do Buriti tem uma das melhores taxas de isolamento de MS

Mato Grosso do Sul tem um dos piores índices de isolamento do país

Mato Grosso do Sul tem um dos piores índices de isolamento do país neste momento de combate à pandemia do coronavírus (Covid-19). No entanto, algumas cidades se destacam de forma positiva por cumprir as recomendações das autoridades. O município de Dois Irmãos do Buriti, por exemplo, está entre os quatro com a maior taxa de isolamento do estado.

Ao todo, 61,2% da população tem se mantido em casa. À frente de Dois Irmãos do Buriti estão Bela Vista em primeiro, com 76,9% de isolamento, seguida de Jaraguari, com 72,7 e Ladário, com 65,5%. Completam a lista dos seis primeiros Paranhos, com 61,2%, e Douradina, com 60%.

Em contrapartida, dados do monitoramento por geolocalização mostram que apenas 58,5% da população se manteve em isolamento social neste domingo (19.04) em Mato Grosso do Sul. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) estimou 60% como bom e 70% como índice ideal para frear a curva de contágio pelo novo coronavírus e evitar um colapso no sistema público de saúde.  

A movimentação de 41,5% da população nas ruas neste domingo deixou mais uma vez o Estado na penúltima colocação do ranking nacional, perdendo apenas para Tocantins (TO). Dos municípios do interior que mais descumpriram o isolamento estão: Itaquiraí (47,2%), Santa Rita do Pardo (47,9%), e Ribas do Rio Pardo (51,5%).

O médico e secretário de saúde, Geraldo Resende, explicou que a aparente melhora na taxa de isolamento no comparativo com dias anteriores, deve ser atribuída ao final de semana e feriado de Tiradentes, e pediu mais uma vez a colaboração da sociedade nas medidas de enfrentamento da pandemia. “Não afrouxarmos as normas que estamos seguindo, tanto do Ministério da Saúde quanto da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essas três palavras: fique em casa, são de suma importância. Porque só assim cada um de nós pode contribuir para que não tenhamos um número expressivo de casos aqui em Mato Grosso do Sul”.  

Boletim epidemiológico atualizado até as 10 horas desta segunda-feira (20.04) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostra um avanço de três novos casos nas últimas 24 horas, totalizando 171 casos confirmados em Mato Grosso do Sul.  O Estado possui 37 casos em investigação, com amostras em processamento no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e 5 óbitos registrados.

A baixa adesão ao distanciamento social tem provocado a curva ascendente de confirmados, e contribui para a interiorização dos casos. Conforme a SES o município de Bataguassu teve o primeiro caso confirmado, e o Estado passa a ter 21 das 79 cidades integrando o mapa da Covid-19.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp