27/04/2020 às 14h42min - Atualizada em 27/04/2020 às 16h42min

Como a Odontologia Digital revolucionou o atendimento aos pacientes

Prótese Dentária, Implantodontia e Ortodontia, por exemplo, já funcionam utilizando tecnologia digital

DINO
http://www.dino.com.br

A tecnologia chegou no consultório odontológico para facilitar a vida dos dentistas e dos pacientes. Hoje, a odontologia digital vem mudando a maneira como os dentistas atendem seus enfermos. Diversas áreas da Odontologia como Prótese Dentária, Implantodontia e Ortodontia, por exemplo, já funcionam utilizando tecnologia digital, seja no momento do diagnóstico, planejamento ou na execução dos tratamentos.

Segundo o cirurgião-dentista, Mestre em Prótese Dentária, Filipe Parente, “essas tecnologias tornaram os procedimentos mais simples, seguros e eficazes”.

Entre os inúmeros tratamentos já se pode contar com essa tecnologia para ser usada em: Escaneamento Intra-bucal, Cirurgia guiada, impressão 3D, e o DSD (Digital Smile Design) que é um Software de planejamento conceitual para o tratamento oral.

Filipe afirma que “há algum tempo as cirurgias de implantes dentários podem ser planejadas digitalmente em softwares específicos e executadas por meio de guias cirúrgicos confeccionados em impressão 3D, que possibilitam um posicionamento tridimensional final do implante - melhor, mais preciso e com resultados mais previsíveis”.

O profissional afirma que é possível planejar virtualmente um novo sorriso através do DSD - Digital Smile Design. “Escanear as arcadas dentárias do paciente e enviar a um laboratório de prótese que vai desenhar as restaurações de porcelanas também de forma digital em softwares de desenho, como o excelente ExoCad, e ainda executar a etapa da confecção das restaurações em máquinas fresadoras de alta precisão”.

Entre muitos casos Parente, que também é professor, destaca um caso que o paciente teve o tratamento finalizado e sofreu um pequeno acidente, fraturando uma das coroas de porcelana. “Como o projeto foi realizado de maneira digital e havia um backup do arquivo da restauração dele, foi possível confeccionar uma nova coroa de porcelana no laboratório de prótese, sem ter a necessidade do paciente repetir todos os processos e etapas iniciais do tratamento, diminuindo muito o trabalho, tempo e custo necessários para um tratamento como esse”.

Os princípios e os conceitos teóricos permanecem, entretanto as ferramentas que a Odontologia Digital trouxe vieram para melhorar a performance do dentista e melhorar o resultado dos tratamentos já que reduz o custo a longo prazo, tem maior precisão nos procedimentos além de aumentar a satisfação do paciente.



Website: http://www.dino.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp