11/10/2019 às 14h39min - Atualizada em 11/10/2019 às 14h39min

Alimentação e cuidados com pets são segmentos que mais cresceram em MS

Comércio voltado a bens, serviços e turismo representa mais de 50% do PIB do Estado

DAIANY ALBUQUERQUE E SÚZAN BENITES
Alimentação é um dos segmentos que tem puxado crescimento do comércio em MS - Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado

O comércio em Mato Grosso do Sul tem seu grande desenvolvimento voltado ao comércio de bens, serviços e turismo, que “responde por 70% do número de estabelecimento e da geração de empregos e por mais de 50% do PIB”. A informação é do presidente da Federação do Comércio do Estado do Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS), Edison Araújo.

Conforme Araújo, os segmentos que mais cresceram no Estado nesses anos estão ligados a alimentação, moda, beleza e aos cuidados com os animais de estimação. “Além disso, mais recentemente, há destaque ao comércio 4.0, que se pauta em tecnologia, informações comportamentais e de experiências dos consumidores. É claro que durante a instabilidade econômica, o segmento sofreu, mas diante da dependência econômica, também tem apresentado indícios de recuperação mais fortes”.

Araújo projeta que para os próximos anos o comércio no Estado deverá retomar o crescimento econômico e focar em “avanços das iniciativas do comércio 4.0, inovação e reinvenção voltada ao comportamento do consumidor”.

Entretanto, para que o setor volte a crescer, o presidente avalia que o comerciante enfrenta dois principais problemas. “Para mais de 50% dos empresários dois gargalos são evidenciados: tributação e a burocracia. Com a Lei de Liberdade Econômica, a flexibilização da burocracia poderá estimular novos negócios e a permanência de outros no mercado. A tributação pode até ser repensada, mas também há necessidade de que os empresários se adequem as novas tendências do comércio 4.0. Cabe destacar ainda, que muitas empresas fecham, como os microempreendimentos individuais, pela carência de projetos de longo prazo e de uma visão empreendedora. Para muitos, as empresas são enxergadas apenas como fontes de renda”.

Para contribuir para o desenvolvimento do comércio no Estado, a Fecomércio afirma que tem trabalhado em três principais pontos: fornecimento de informações essenciais para as tomadas de decisões empresariais; defesa dos interesses empresariais, a partir da assessoria sindical, parlamentar e das representações; e pleiteado ações conjuntas com outras Instituições que estimulem o desenvolvimento do segmento no Estado.


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