30/04/2020 às 19h02min - Atualizada em 01/05/2020 às 01h03min

Em tempos de Pandemia, a tecnologia e a capacidade de se adaptar rapidamente são aliadas fundamentais no gerenciamento de Crise

É necessário se preparar para manter os negócios fora do local original 5 passos essenciais segundo o Expert, Engenheiro de Software, Sr. Lucas Rodrigues, para ajudar as empresas a superar a crise da COVID-19 com menor impacto possível.

DINO
https://docsystem.io/
As interrupções nos negócios são um incômodo na melhor das hipóteses, pois segundo Kristalina Georgieva, diretora-gerente do FMI, em uma de suas poucas entrevistas, afirma que a desaceleração da economia por conta da Covid-19 será pior que uma crise financeira. Segundo dados do SEBRAE, a pandemia já chegou a mais de 204 países, com número superior a 1,6 milhão de casos confirmados e 100 mil mortes. E o número de infectados e de mortos no mundo quase dobrou na última semana. A doença trouxe consequências sanitárias e forte repercussão econômica, tanto pelas medidas tomadas para controlar o avanço da doença, como pela mudança no comportamento das pessoas.

O espectro de uma pandemia iminente é motivo de preocupação para muitos. Com o advento do Coronavírus e a incerteza que ele gera, agora é um bom momento para refletir sobre a capacidade da sua organização de suportar uma crise.

A nuvem e a inteligência artificial oferecem maneiras intrigantes e sem precedentes de prevenir, gerenciar e responder a crises como a atual disseminação da COVID-19, que cresce diariamente em seu alcance e escopo. Pode ser impossível interromper o vírus, mas há muito que o empreendedor pode fazer para proteger seus negócios e seus funcionários.

É necessário se preparar para manter os negócios fora do local original

Ser pego despreparado é o pior cenário para enfrentar uma crise. Embora o desdobramento da pandemia possa ser angustiante, ele dá o benefício de tempo de entrega e amplo aviso para que o mercado possa se preparar.

As empresas devem seguir esse plano de cinco etapas do Expert, Engenheiro de Software, Sr. Lucas Rodrigues, que propõe opções para ajudar no gerenciamento da crise gerada pela COVID-19:

  1. Desenvolver um plano de gerenciamento de crises. Com uma equipe interdepartamental como espinha dorsal, é importante preparar-se para o pior, considerando os planos de resposta da empresa e de comunicação da equipe. Tomar essa medida racionalmente e trabalhar para acalmar os funcionários nervosos. O pânico é inútil.
  2. Planejar dar suporte ao trabalho remoto. Se isso significa adotar novas ferramentas ou aprender a trabalhar com as existentes, melhor ser proativo. A nuvem torna a localização irrelevante.
  3. Ter um sólido plano de continuidade de negócios. Como subsistir se perder o acesso ao prédio porque alguém no local foi infectado? Como manter os principais sistemas operacionais e um fluxo de receita aberto?
  4. Estar pronto para implementar um plano de recuperação de desastres. Como continuar a operar em caso de interrupção da cadeia de suprimentos?
  5. Verificar se a rede da empresa é robusta. Ou seja, se a equipe está pronta para mudar para o trabalho remoto e continuar nele por algum tempo,  seja por VPN ou nuvem. A conectividade é fundamental, assim como a independência da localização. A conexão remota depende de sistemas internos? É necessário considerar que um edifício barrado pode ter seu poder cortado, frustrando as intenções de trabalho remoto.

A preparação é a melhor defesa contra o desconhecido. Aproveite esta oportunidade para garantir as melhores práticas organizacionais de continuidade e recuperação, pois, para muitos negócios, existe uma interrupção não planejada.

De fato ninguém sonhava com uma pandemia, mas o mercado já vinha dando sinais da necessidade de inovar na forma de trabalhar como na visão do especialista em tecnologia, o engenheiro de software Lucas Rodrigues, que esteve pronto para contribuir nesse cenário antes do inimaginável.

Em entrevista remota, Sr. Lucas Rodrigues, uma autoridade em diversos temas da tecnologia, com experiência extensiva na implantação e gerenciamento de ambientes em nuvem nos três principais provedores: AWS, Google Cloud e Microsoft Azure, tendo iniciado suas contribuições ao mercado de TI com apenas 12 anos, vem se dedicando na criação de produtos inovadores usando de sua fluência em linguagens de programação PHP, Javascript, Python e C #, incluindo práticas de desenvolvimento Ágile, e experiência com Docker e Linux para criar e implementar uma plataforma robusta e única, DocSystem, a qual permite o  gerenciamento empresarial e administrativo à distância pela Nuvem, oferecendo ao mercado mundial um produto completo para que em tempos como esses qualquer empresa possa manter suas operações à distancia como se estivessem ali em um único local sem quaisquer prejuízo ou dificuldade de uso.

O Sr. Lucas Rodrigues nos diz,  “ Sobreviver a uma crise pode ser uma situação improvisada para muitas empresas. A falta de um plano coloca as probabilidades fora de seu favor, arriscando uma chance de sobrevivência inferior a 50%. Uma empresa poderia sofrer um choque de fluxo de caixa por não conseguir acessar seus dados? E se o fluxo de caixa corporativo secar, o que isso significa para os trabalhadores? A Forbes escreve que 78% dos americanos vivem de paycheque a paycheque e no Brasil 92% dos Brasileiros dependem do cheque de cada mês para sua sobrevivência . A perda de empregos pode ser devastadora, com muitos lutando em poucas semanas para pagar o aluguel. Existe uma maneira melhor de trabalhar durante uma pandemia.  A nuvem é um aliado poderoso, permitindo que as empresas continuem operando.” – Tendo em vista a atuação do Sr. Lucas Rodrigues em diversos segmentos da tecnologia, visa compartilhar esses conhecimentos com outros desenvolvedores com o objetivo de criar soluções que venham contribuir com a manutenção dos negócios e dos empregos em épocas de crise.

Ferramentas como o DocSystem e outras criadas pelo Sr. Lucas Rodrigues como a plataforma Interfy permitem a colaboração de qualquer lugar, sem a necessidade de máquinas virtuais. De fato, um dos principais epidemiologistas do Imperial College London implorou para que sua equipe trabalhasse virtualmente, citando o uso de plataformas na Nuvem como as criadas pelo Lucas Rodrigues como uma solução fundamental . Mas a previsão de avançar antes que a empresa precise, é fundamental.

A era agora é inevitavelmente de rápida adaptação a novas metodologias de trabalho as quais se tornam a cada dia mais dependentes de inovações tecnológicas. O Sr. Lucas Rodrigues, com experiência no assunto, é parte dos profissionais essenciais para a sobrevivência econômica mundial, agregando ao paradigma de soluções tecnológicas muito antes do próprio problema existir, é a chave desse sucesso imensurável que o aguarda aonde muitas empresas como Triagem Consultoria, Hospital São Camilo, Universidade Cruzeiro do Sul, e outra instituições e desenvolvedores agradacem a honra de poderem seguir as diretrizes implementadas por Lucas no mercado atual.

 

 



Website: https://docsystem.io/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp