13/03/2020 às 11h36min - Atualizada em 01/05/2020 às 21h33min

Grupos de Teatro do interior de MG criaram o Coletivo Rotas e realizarão evento em Uberlândia-MG

Quatro grupos do interior mineiro se encontraram para criar um coletivo fundamentado no mútuo apoio. Na primeira “etapa” do Rotas, além da presença de três importantes curadores do teatro brasileiro, acontecerão espetáculos, oficinas, rodas de conversa, lançamento de edital, audiência pública, bate papo sobre o Plano Estadual de Cultura e compartilhamento de processos.

DINO
http://www.grupontape.com.br

Quatro grupos de teatro do interior de Minas Gerais promoverão, entre os dias 20 e 22 de março, na cidade de Uberlândia-MG, o "Rotas - Primeira Etapa Uberlândia 2020 - Encontro e Processos de Compartilhamento Entre Grupos Mineiros", com a programação totalmente gratuita para artistas, grupos culturais, estudantes e pessoas, que têm interesse em participar.

As atividades serão realizadas em vários locais, de acordo com a programação, incluindo auditórios na Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Ministério Público Federal (com a participação em audiência pública), Sesc, e sede dos grupos teatrais uberlandenses que estão na organização do evento.

Atividades

Apresentações teatrais, ações de formação artística, fomento de oportunidades, troca para a circulação de espetáculos e criação de redes, participação de curadores de importantes festivais teatrais do Brasil, instituições representativas e os gestores da Secretaria Estadual de Cultura - SECULT-MG fazem parte da programação. "Estamos aguardando o deputado Bosco, presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do estado, que irá apresentar o processo da primeira avaliação do Plano Estadual de Cultura e o Diretor de Articulação e Integração Regional da Secult-MG, Alysson Felipe Amaral, que fará uma exposição sobre os editais que estão no forno para serem lançados para atender a cultura mineira", informam os organizadores.

O evento contará também com a participação de personagens históricos por sua relevância para o teatro nacional, são eles os curadores Abílio Tavares, Márcio Abreu e Kil Abreu.

Essa é a primeira etapa do coletivo Rotas, bancada totalmente pelos Grupos de teatro que o criaram. As próximas estão programadas para Teófilo Otoni, no mês de junho e agosto, na cidade de São João Del Rei.


O Circuito Rotas

Esse evento é fruto de um encontro em Belo Horizonte acontecido em fevereiro deste ano com companhias de teatro: Grupontapé, Trupe de Truões (ambos de Uberlândia), Teatro da Pedra (São João Del Rei) e Grupo In-Cena de Teatro (Teófilo Otoni). Neste encontro os grupos fundaram o coletivo e o denominaram "Rotas - Encontro e processos de compartilhamento entre grupos mineiros".

Segundo explicam os fundadores, o Rotas é a união de núcleos teatrais mineiros, fundamentada no mútuo apoio a fim de realizar ações de compartilhamento que valorizem o teatro produzido fora dos grandes centros. "Nós, inspirados pelo Plano Estadual de Cultura que trouxe, ainda no final de 2019, a necessidade da criação de novos arranjos produtivos nos quais a cultura mineira precisa ser entendida na sua amplitude, como fator de desenvolvimento humano, social e econômico, decidimos criar o Circuito Rotas. Inicialmente, ele é formado por quatro polos de produção e conhecimento organizados como grupos profissionais de teatro sediados no interior de Minas Gerais, que desenvolvem trabalhos artísticos e formativos com continuidade e relevância para as comunidades que estão inseridos, além de manterem espaços culturais em suas cidades-sede com programações artísticas de qualidade", explicam.

O objetivo é que essa iniciativa de compartilhamento auxilie na prospecção de caminhos e oportunidades que garantam o reconhecimento e sustentabilidade dos núcleos fundadores e de outros que deverão se integrar ao coletivo futuramente.

Um dado divulgado pelo Coletivo Rotas aponta que, em Minas Gerais, apenas cinco grupos de teatro baseados em cidades do interior sobrevivem exclusivamente do trabalho que desenvolvem. Dentre eles, estão as quatro companhias que compõe o Rotas.

"Por meio desse projeto, nós esperamos que num futuro próximo mais grupos teatrais se juntem a nós para nos fortalecermos e agregarmos valores", diz um dos organizadores do evento.


Programação:

20/03 - Sexta-feira
14h
Audiência pública referente à Lei Municipal 13.094/2019
LOCAL: Auditório do Ministério Público Federal

Até às 19h
Chegada dos convidados

20h
Apresentação Teatro da Pedra
LOCAL: UFU - Sala Ana Carneiro - Bloco 3M

22h
Apresentação Grupontapé de Teatro
LOCAL: Escola Livre do Grupontapé de Teatro

23h30
Jantar

21/03 -Sábado
09h00 às 13h Oficina 01 - Crítica e Curadoria com Kil Abreu
Oficina 02 - Processos criativos e modos de produção com Márcio Abreu
Roda de Conversa - estímulo ao teatro no interior: três experiências pessoais com Abílio Tavares
LOCAL: Sesc Uberlândia

Bate papo sobre os editais a serem lançados pelo estado com Alysson Felipe da SECULT -Diretoria de Articulação e Integração Regional+ Conversa sobre Plano Estadual de Cultura e sua interiorização com Dep Bosco (Comissão de Cultura ALMG)
LOCAL: UFU
14h às 16h30

Lanche
16h30 às 18h
Roda de Conversa sobre Economia Criativa com SEBRAE
LOCAL: UFU

19h
Ensaio Aberto Trupe de Truões
LOCAL: Ponto dos Truões

21h
Apresentação In Cena
LOCAL: Escola Livre do Grupontapé

22h30
Jantar

22/03 - Domingo
09h30 às 11h30
Café da manhã e Roda de Conversa sobre "Teatro além do palco" com Márcio Abreu, Kil Abreu e Abílio Tavares

LOCAL: Sesc Uberlândia
12h
Cortejo Caetanear com Teatro da Pedra
LOCAL: Trajeto do Sesc Uberlândia para Escola Livre do Grupontapé de Teatro

13h
Almoço



Website: http://www.grupontape.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp