04/05/2020 às 08h11min - Atualizada em 04/05/2020 às 08h42min

Arquiteta dá dicas para montar cozinhas bonitas e funcionais

Profissional ensina a montar projetos com armários da marca

DINO
https://www.minhaitatiaia.com.br/
Cozinha Exclusive é uma das linhas Itatiaia de maior sucesso

As cozinhas estão ganhando cada vez mais destaque nas casas dos brasileiros. Antes, isolado e visto como um local de tarefas domésticas, o espaço foi se transformando ao longo dos anos com as mudanças no estilo de vida, em que se presa pela funcionalidade e pela praticidade.

Assim, é comum que uma das preocupações de quem está montando sua casa seja ter um cômodo que atenda às suas necessidades, mas também onde seja possível cozinhar de forma prazerosa e receber familiares e amigos para momentos de lazer e descontração. Por tudo isso, as cozinhas devem ser bem pensadas e planejadas para que, além de esteticamente bonitas e agradáveis, sejam funcionais, práticas e facilitem a execução das tarefas diárias.

A escolha dos armários e bancadas é um dos pontos chave para quem busca decorar o cômodo com personalidade e ainda obter um ambiente extremamente prático e confortável. O projeto deve se adaptar bem ao espaço disponível. Uma ótima solução para quem quer gastar menos sem abrir mão da qualidade e da versatilidade de um armário planejado são os armários modulados – aqueles já comercializados em módulos adaptáveis a qualquer tipo de projeto.

Um diferencial dos armários modulados da Itatiaia é que eles possuem medidas pré-fabricadas e podem ser vendidos separadamente, facilitando a montagem e a escolha dos conjuntos de acordo com cada gosto e com as necessidades do ambiente.

A arquiteta e designer de interiores parceira das Cozinhas Itatiaia, Letícia Oliveira, separou algumas dicas importantes e práticas para te ajudar na missão de montar a sua cozinha. Confira:

Cozinhas pequenas [ideal para pequenos espaços]

Com os passar dos anos, as famílias foram se reduzindo e, consequentemente, o mercado imobiliário se adaptou a essa tendência, elaborando projetos residenciais compactos – e a cozinha foi um espaço que não ficou de fora dessa tendência. Porém, mesmo possuindo um ambiente pequeno, é possível fazer com que ele seja organizado e esteticamente bonito. Algumas dicas são fundamentais para proporcionar otimização do espaço e montar uma bela cozinha.

Uma ótima opção é a utilização de armários aéreos para aproveitar os espaços verticais e transformar as paredes em locais proveitosos. Esse tipo de armário pode ser de diferentes tamanhos e formatos, como por exemplo: abertura tipo báscula instalado acima do depurador, seguido de portas com aberturas para a direita ou esquerda e até mesmo com portas de vidro, o que, além de facilitar a visualização dos acessórios da cozinha, também auxilia na decoração do ambiente.

A fim de maximizar o espaço e garantir o conforto, a escolha de módulos multifuncionais auxiliam na armazenagem e organização dos utensílios da cozinha, visto que eles também desempenham outras funções. Um exemplo é o paneleiro que além de armazenar panelas, também conta com um espaço especial para micro-ondas ou forno com saída de ar quente. Outra opção é o balcão para cooktop de 4 ou 5 bocas, com uma gaveta e um gavetão, que além de servir de suporte para o seu cooktop, possui gavetas largas, profundas, cujo material é 100% em aço e com abertura total.

Cozinhas integradas [conceito aberto]

Com as cozinhas cada vez mais compactas, é comum encontra-las integradas às salas de estar ou jantar, com o intuito de dar a sensação de amplitude no ambiente, otimizar o espaço e gerar maior interação entre amigos e familiares.

Apostar em cores neutras e em bons acabamentos é fundamental para que haja uma boa comunicação entre os espaços. As peças das cozinhas Exclusive, uma das linhas de maior sucesso da Itatiaia, possibilitam diversas combinações, como por exemplo: acabamento externo do armário em branco e portas preto fosco ou branco mate.

Nesta linha, as gavetas também possuem as mesmas opções de cores e os tampos dos armários são encontrados nas cores concreto ou nogal terracota, que além de serem resistentes a altas temperaturas (até 180 °C), possuem acabamentos que combinam com diversos tipos de elementos decorativos. Os modernos puxadores tipo alça na cor chumbo dão um toque final de sofisticação na decoração do ambiente e um ótimo acabamento às peças.

Espaço gourmet (externas)

O modelo de espaço gourmet, hoje muito encontrado em coberturas de apartamentos e residências, também possibilita a integração de ambientes, uma vez que é pensado para receber visitas e reunir a família. Alguns itens são comumente encontrados nesse ambiente, como churrasqueira, cooktop e pia, além de outros itens como freezer e micro-ondas.

Visando a organização e otimização do espaço, os balcões, sejam eles para cooktop ou pia, são uma ótima escolha pois, além de servirem como suporte para esses itens, possibilitam organizar e armazenar os utensílios usados no dia a dia, já que possuem amplo espaço interno.

Os pés dos armários são fixos e possuem regulagem de altura, além de rodapés 100% resistentes à água, que facilitam a limpeza e dão um toque final de acabamento às peças.

Outra dica que também contribui para a decoração do espaço gourmet é a utilização de módulos aéreos de alturas distintas, fazendo com que eles fiquem propositalmente desalinhados em altura. Isso possibilita valer-se de elementos decorativos sobre os armários, que ficarão mais baixos, deixando o ambiente mais bonito, aconchegante e a cara do dono.

Confira outros conteúdos Itatiaia disponíveis nos links:

www.cozinhasitatiaia.com.br 

www.loja.cozinhasitatiaia.com.br

facebook.com/CozinhasItatiaia/
instagram.com/cozinhas.itatiaia/
twitter.com/itatiaiamoveis
youtube.com/cozinhaitatiaia
br.pinterest.com/cozinhasitatiaia/

https://www.minhaitatiaia.com.br/



Website: https://www.minhaitatiaia.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp