11/05/2020 às 09h05min - Atualizada em 11/05/2020 às 09h21min

Mau cheiro em plantas industriais – Desconforto ou crime ambiental?

Atualmente, o odor é o motivo de maior atrito entre indústrias e comunidade, pois sua natureza volátil pode invadir os quintais da vizinhança e manter-se presente por longos períodos. Mas os prejuízos vão além das penalidades legais. Pois, tão pior quanto submeter a comunidade do entorno a situações desagradáveis e insalubres, esse problema também abala a imagem e a credibilidade da empresa, perdendo com isso mercado consumidor.

DINO
http://www.ecocla.com.br/loja
Controle de Odores

Atualmente, o odor é o motivo de maior atrito entre indústrias e comunidade, pois sua natureza volátil pode invadir os quintais da vizinhança e manter-se presente por longos períodos. Esse fator provoca a ira dos moradores que tendem a se insurgir contra a indústria mais próxima.

A origem do mau cheiro em indústrias é explicada pela liberação de alguns elementos que produzem odor desagradável. Geralmente, advindo de subprodutos dos processos industriais. Contudo, o mau cheiro vindo das indústrias não provém da mesma fonte para todas elas, embora possa trazer complicações similares em todos os casos. Por isso, o ideal para encontrar uma solução é, primeiro, identificar possíveis falhas no processo.

Impactos negativos do mau cheiro

O mau cheiro não pode ser visto como uma característica normal da organização. Afinal, este é um sinal de que os processos não estão sendo executados de forma adequada e gases poluentes ou tóxicos podem estar sendo liberados em excesso na atmosfera. Situação passível de multa e autuação pelos órgãos ambientais competentes.

Mas os prejuízos vão além das penalidades legais. Pois, tão pior quanto submeter a comunidade do entorno a situações desagradáveis e insalubres, esse problema também abala a imagem e a credibilidade da empresa, perdendo com isso mercado consumidor.

Efeitos secundários

Embora o principal efeito dos maus odores seja o incômodo, outros efeitos secundários não podem ser desprezados, visto que, dependendo da intensidade do odor, pode causar náuseas. Já no período noturno, ocorre a interferência no bom sono, afetando o bem-estar das pessoas e aumentando o nível de stress. Há também gases que podem agredir as vias respiratórias.

A emissão descontrolada de gases é um dos maiores agravantes da poluição do ar, podendo causar desde intoxicações leves, irritação cutânea ou até mesmo levar à morte. Normalmente, esses gases são gerados por processos complexos de produção e são liberados na atmosfera através de chaminés, sistemas de exaustão e estações de tratamento de efluentes.

Assim, tem-se duas situações paralelas: de um lado, a organização precisa continuar as atividades e, de outro, ela deve assegurar que isso não venha causar incômodos para a sociedade. Desta maneira, quando o mau cheiro é expelido, é fundamental encontrar medidas eficazes para evitar que isso se torne um problema.

Com os avanços tecnológicos, possibilitou-se realizar o controle e a mitigação de problemas com emissão de maus odores em plantas industriais e áreas adjacentes.

É importante ressaltar que apesar do desconforto gerado à comunidade, os colaboradores são os primeiros a serem afetados por terem contato diário com esse tipo de poluição. Fora o fato de exercerem atividades em condições insalubres, a exposição contínua pode gerar danos irreparáveis à saúde dos mesmos.

Controle de odor em processos industriais

Internamente, com o controle adequado sobre o nível de odor na geração de gases, a indústria ganha com a redução de ambientes passíveis de insalubridade, garante maior conforto e qualidade laboral de seus colaboradores, incrementando ainda mais o setor produtivo (maior produtividade).

Já, a nível externo, o controle de odores torna-se fundamental para um bom relacionamento entre a indústria e comunidade local (entorno).

Pensando em sustentabilidade, esse é um fator primordial que pode fazer a diferença na rotina produtiva da indústria.

Além disso, considerações ambientais e sanitárias também são relevantes. O processo de tratamento do mau cheiro geralmente acontece simultaneamente ao do controle e retenção de poluentes, portanto, é um parâmetro que anda em conjunto com o cumprimento das normas ambientais em relação à emissão de gases tóxicos.

Solução sustentável - Sequestrante de odores Ecomix

Ecomix Max® - Produto ecológico, não tóxico, desenvolvido à base de Extrato Vegetal (Yucca Schindigera) com ampla aplicabilidade e 99,9% de eficácia comprovada na redução e controle de maus odores.

Fórmula concentrada: diluição 1:100.

Função principal: sequestrar gases odoríferos em grandes áreas abertas, Sistemas de Tratamento de Efluentes, Lavadores de gás, Logradouros Públicos (ruas, praças, lixeiras, etc.).

Na composição possui extrato vegetal com alto teor de saponinas esteroidais e glicocomponentes que são estruturas moleculares altamente termoestáveis que têm a propriedade de encapsular as moléculas de odores de gases nocivos de forma imediata.

Moléculas geradoras de odor são, geralmente, compostos orgânicos voláteis que se encontram na forma de vapor ou gás. Cada molécula possui uma estrutura química especifica e esta estrutura determina seu grau de solubilidade em outros materiais.

Modo de Ação

Adsorção: moléculas de compostos odoríferos irão aderir às moléculas do produto Ecomix Max®. A molécula odorífera adsorvida passa então a fazer parte de uma molécula maior sem odor ou com baixíssimo nível de odor.

Absorção: moléculas de compostos odoríferos são absorvidas no neutralizador de odor.

Indicação

Empresas com tratamento e Destinação de Resíduos Sólidos - lixo de feiras livre, eventos, peixaria e outros - recomendado para aplicação em empresas que trabalham com a gestão de resíduos sólidos, o produto pode ser utilizado para a lavagem de veículos coletores de lixo (chorume);

Empresas de Saneamento de Esgoto (ETE) - indicado para neutralizar os odores nas estações de tratamento de esgoto, eliminando odores gerados pelo sistema de tratamento na forma de pulverização;

Sistema de tratamento de Água e efluente (STE) - recomendado para aplicação em supermercados, peixaria e outras empresas que necessitem de sistema de tratamento.



Website: http://www.ecocla.com.br/loja
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp