25/05/2020 às 19h03min - Atualizada em 25/05/2020 às 19h03min

Pioneiro na instalação de energia solar no município, Japão quer implantar tecnologia na administração municipal

Pioneiro na instalação de energia solar no município, Japão quer implantar tecnologia na administração municipal

impactoms.com
Pioneiro na instalação de energia solar no município, Japão quer implantar tecnologia na administração municipal
 

O ex-prefeito de Dois Irmãos do Buriti, Wlademir de Souza Volk, o Japão, afirmou que se vier a ser eleito para ocupar o posto pela terceira vez, já tem um projeto arrojado para ser implementado na cidade que está localizada a cerca de 100 km de Campo Grande.

Pioneiro na instalação de energia solar no município ele quer substituir todo o sistema de distribuição de energia elétrica hídrica por captação de energia solar. A experiência inicial foi feita a partir de sua residência e seu estabelecimento comercial e representou uma economia de pelos 90% nas despesas com a conta energética mensal.

Durante visita ao Grupo Impacto de Comunicação, Wlademir Japão comentou a sua iniciativa pioneira em Dois Irmãos do Buriti nessa área tecnológica. “Primeiro realizamos um estudo sobre o assunto e, percebendo viabilidade econômica e o seu forte apelo ambiental, resolvemos investir” afirmou Japão.

Empreendimento comercial em Dois Irmãos do Buriti, abastecido com energia solar _ Divulgação

Segundo ele, o uso da energia solar se mostrar altamente viável e, hoje, sua residência e seu estabelecimento comercial já computam algo em torno de 90% de redução na conta de luz. “Essa economia, por si só viabiliza a nossa atividade econômica e nos assegura o conforto que almejamos” diz. Japão explica que quando ainda utilizava energia hídrica, havia uma constante preocupação com o alto consumo de energia. “Tínhamos que ficar controlando o uso de ar-condicionado. Hoje estamos tranquilos, porque sei que tenho energia limpa e mais barata e, o que é mais importante, não polui o meio ambiente”.

Por ter aprovado plenamente o uso da energia solar em sua casa e em seu comércio, Japão diz que se a população de Dois Irmãos do Buriti lhe der a oportunidade de mais uma vez ser o prefeito do município um das primeiras medidas que adotará será a migração de todos os prédios públicos para o sistema de energia solar.

Empreendimento comercial abastecido com energia solar _ Divulgação

Ele exemplifica a economia e a questão ambiental através de seu investimento particular. “Fiz um investimento de 220 mil reais que me gera entre 7 a 8 mil quilowatts mensais de energia solar. São 220 mil reais que me geraram conforto e economia, pois, estou pagando o financiamento em 36 meses com o que economizo na conta luz e isso pode ser feito na administração municipal” explica.

Japão aprovou tanto a migração para a energia solar que hoje ele se considera um divulgador da experiência positiva. “Para os municípios representará economia e sobra de dinheiro para investimentos” comenta para em seguida citar que os recursos economizados na conta de luz do município poderão ser investidos em saúde, assistência social e em pequenas obras e serviços de infraestrutura urbana.

Apontado como preferido da população de Dois Irmãos do Buriti nas pesquisas de opinião pública que tem sido realizada no município, Japão credita essa boa performance pré-eleitoral ao trabalho que executou nos oito anos que comandou o Poder Executivo da localidade. “Com os erros e os acertos que todos têm, sempre nos preocupamos em gerar emprego e renda para a nossa população” diz.

No ponto de vista do agora pré-candidato a prefeito Japão, a expectativa da população, o seu anseio, “é que esses investimentos voltem a acontecer de tal sorte que a gente buritiense possa sentir o crescimento no comércio e na economia de uma maneira geral e que satisfaça a necessidade dos moradores”.

Finalizando, Japão diz que sua candidatura atende à expectativa de que haverá investimento principalmente na geração de postos de trabalho e consequentemente de renda para as famílias de Dois Irmãos do Buriti. “Nosso povo quer alguém que faça a diferença, não que faça como todo mundo faz e que termina em nada”. Japão promete que se for prefeito novamente, atuará de forma oferecer oportunidades de crescimento a todos que acreditam em Dois Irmãos do Buriti.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp