26/05/2020 às 15h35min - Atualizada em 27/05/2020 às 00h33min

Instituto Ecofuturo oferece passeio virtual na Mata Atlântica

Com vídeos em Realidade Virtual 360°, é possível “caminhar” pelo Parque das Neblinas e até experimentar a canoagem no rio Itatinga

DINO
http://www.ecofuturo.org.br/

O Instituto Ecofuturo, organização mantida pela Suzano, oferece uma alternativa para quem está com saudade do contato com a natureza: passeios virtuais pela Mata Atlântica! Por meio de vídeos gravados em Realidade Virtual, é possível "caminhar" por trilhas no Parque das Neblinas - reserva ambiental da companhia, gerida pelo Instituto - , observando a biodiversidade, como palmeiras-juçara, andar por passarelas suspensas e conhecer uma cachoeira.

O internauta pode ainda contemplar um mirante, dar uma volta pelo centro de visitantes, e até experimentar a canoagem no rio Itatinga - que é conservado na reserva. Tudo isso por meio da tecnologia de Realidade Virtual: os vídeos em 360° proporcionam sensação de profundidade e diferentes ângulos, como se o visitante estivesse presente no local e olhasse ao redor.

"Esta é uma alternativa para aproximar as pessoas da natureza, em tempos de isolamento social, e despertar seu interesse e curiosidade em relação ao meio. Acreditamos que só cuidamos daquilo que conhecemos e, por isso, entendemos que é fundamental contribuir para promover esse encantamento com o ambiente natural - ainda que, por ora, virtualmente", comenta Paulo Groke, diretor superintendente do Instituto Ecofuturo.

No canal do Instituto no YouTube também há vídeos que mostram os animais que habitam (ou transitam) pela reserva, como a onça-parda, a anta e o veado. São flagras registrados pelas câmeras trap - armadilhas fotográficas - instaladas na área. E para curtir uma boa sinfonia, há playlists com sons de aves e de outros animais do Parque e da RPPN Botujuru, outra reserva também gerenciada pelo Ecofuturo.

Com 7 mil hectares de Mata Atlântica em diferentes estágios de regeneração, o Parque das Neblinas está localizado em Mogi das Cruzes e Bertioga. Na reserva são desenvolvidas atividades de ecoturismo, educação ambiental, pesquisa científica, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Mais de 50 mil pessoas já visitaram o local, que está temporariamente fechado, devido à pandemia do coronavírus.

Compartilhando conhecimento
Como estratégia para compartilhar conhecimento - uma das premissas da organização -, o Instituto disponibiliza em seu site uma Biblioteca Virtual, com mais de 80 publicações relacionadas às áreas de atuação do Ecofuturo: promoção de leitura, educação e conservação ambiental. Há livros, vídeo-oficinas e entrevistas, que reúnem informação, curiosidades e dicas. Todo conteúdo é gratuito e é possível fazer download das publicações.

Entre os materiais, há a "Cartilha de Biodiversidade do Parque das Neblinas", com destaques sobre a fauna e flora da reserva. Já o "Educando na Natureza" promove a reflexão sobre o potencial educador dos ambientes naturais. O "Passaporte para Leitura" tem dicas para incentivar a leitura dentro de casa e formar pequenos leitores. E para quem quiser conhecer melhor a trajetória do Instituto, a publicação "Ecofuturo - a vida que a gente quer" aborda a experiência e os impactos dos principais projetos da organização, e conta ainda com recursos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

Para navegar pela Biblioteca do Instituto, acesse www.ecofuturo.org.br/biblioteca-virtual; e para assistir aos vídeos do Ecofuturo, visite www.youtube.com/institutoecofuturo.

Sobre o Instituto Ecofuturo
O Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção de leitura, integrando livros, pessoas e natureza. Entre as principais iniciativas estão o projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, com a implantação de mais de 100 bibliotecas no País, e a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto atua como articulador entre sociedade civil, poder público e o setor privado. Conheça mais sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.br, e acompanhe em facebook.com/InstitutoEcofuturo, youtube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo.



Website: http://www.ecofuturo.org.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp