01/06/2020 às 13h50min - Atualizada em 01/06/2020 às 13h50min

Saúde de Aquidauana intercede por novo teste e resultado é negativo

Saúde de Aquidauana intercede por novo teste e resultado é negativo

Wilson de Carvalho
 
A Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa que a cidadã aquidauanense, de 53 anos, que teve exame positivo para Covid-19 feito via teste rápido no sábado, 30 de maio, passou por novos exames, prova e contra-prova.
 
No mesmo dia, 30, a Vigilância Epidemiológica de Aquidauana colheu amostra para exame RT-PCR e foi enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). O resultado do Lacen, considerado “padrão ouro” de diagnóstico deu NEGATIVO para coronavírus.
 
Novamente, hoje, 1º de junho, foi realizado novo teste para confirmação do diagnóstico da paciente e o resultado foi NEGATIVO. Logo, esse caso é descartado pela Secretaria Municipal de Saúde para Covid-19. Assim, Aquidauana passa a não ter caso confirmado de coronavírus neste dia 1º de junho.
 
O Boletim Epidemiológico Municipal consta hoje, (01), três casos suspeitos de coronavírus que são: 01 mulher, 45 anos; 01 homem, 46 anos; e 01 criança, 06 anos. As amostras desses pacientes foram encaminhadas para o Lacen e o resultado deverá ser liberado em até 72 horas. Os três casos suspeitos estão isolamento domiciliar e monitorados pela equipe da saúde municipal.
 
CRITÉRIOS PARA TESTE DE COVID – A Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana obrigatoriamente segue a orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de MS, de que o cidadão para ser testado para Covid deve se enquadrar nos seguintes critérios:
 
I) ser profissional de saúde em atividade; II) profissional de segurança pública em atividade; III) pessoa com diagnóstico de síndrome gripal, que reside no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou de segurança em atividade; IV) pessoas com idade igual ou superior a 60 anos; V) portadores de doenças crônicas: cardiopatias graves, pneumopatias graves, imunodepressão por qualquer causa, doença renal, diabetes melitus e gestação de alto risco; e VI) contatos com casos confirmados de Covid-19.
 
Diferença entre o teste rápido e teste RT-PCR: O RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, é feito até 07 dias de sintomas e utiliza-se swab das secreções do nariz e da boca.
 
Nos testes rápidos para COVID-19, usa-se sangue total, soro ou plasma, em que são colocados em uma lâmina de nitrocelulose (uma espécie de papel) que reage com a amostra e apresenta uma indicação visual em caso positivo de Covid-19.
 
Nesta tarde, 01/06, o prefeito Odilon Ribeiro, a secretária municipal de Saúde Cláudia Franco e a coordenadora municipal da Vigilância Epidemiológica, Danieli Garcia explicaram sobre os teste realizados através de uma live disponivel na página de rede social da prefeitura de Aquidauana.
 
A Coordenadora Municipal da Vigilância Epidemiológica, Danieli Garcia fala sobre o assunto com o radialista Wilson de Carvalho. Acesse...
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp