02/06/2020 às 11h17min - Atualizada em 02/06/2020 às 11h17min

O rali continua: Ibovespa sobe e já se aproxima dos 90 mil

Otimismo com reabertura das economias volta a ditar tom positivo nos mercados

Guilherme Guilherme
Bolsa: Ibovespa já subiu mais de 45% desde as mínimas do ano (Jesada Wongsa/Getty Images)

 

A bolsa brasileira segue em trajetória de alta, nesta terça-feira, 2, acompanhando o otimismo internacional com a recuperação das principais economias do mundo. Às 10h30, o Ibovespa, principal índice de ações, avançava 1,19% e marcava 89.672 pontos, caminhando para nova máxima em mais de 80 dias.

Desde as mínimas do ano, quando tocou os 61.690 pontos, o Ibovespa já subiu mais de 45%. Segundo Marcel Zabello, analista da Necton Investimentos, a reabertura das economias e a maior disponibilidade de dados relacionados ao impacto do coronavírus na economia são os principais gatilhos para alta.

Embora muitos economistas tenham dito que a recuperação econômica se dará de forma mais lenta, o mercado projeta uma retomada mais acelerada, pelo menos na bolsa. “Quando olha para os Estados Unidos, nossa bolsa está para trás. Teoricamente, tem até mais espaço para subir”, disse Zambello.

No radar dos investidores também estão os estímulos por parte de governos e bancos centrais. De acordo com o jornal alemão Bild am Sonntag, a Alemanha planeja um novo pacote de até 80 bilhões de euros para acelerar a economia. “Não são todos países que têm bala para isso. Mas talvez ajude a retomar a atividade econômica um pouco mais rápido”, disse William Teixeira, diretor de renda variável da Messem Investimentos.


Segundo Teixeira, a valorização de ativos de maior participação no Ibovespa pode impulsionar ainda mais a alta do índice. “As principais ações do Ibovespa ainda não andaram, como Petrobras e os bancos. Ainda tem como ganhar bastante pontos com eles.”

EXAME Research — 30 dias grátis da melhor análise de investimentos

Em meio ao otimismo generalizado, temas críticos, como a escalada de tensões entre China e Estados Unidos. “A guerra comercial atrapalha o cenário. Mas o rali está ignorando isso”, disse Zambello.

Na semana passada, Donald Trump anunciou retaliações à China em resposta à tentativa do governo chinês de ter maior controle sobre Hong Kong por meio da lei de segurança nacional. O gigante asiático prometeu contra-atacar, mas ainda não anunciou novas medidas.

Na segunda-feira, a Bloomberg noticiou que a China havia interrompido as importações de produtos agrícolas americanos, incluindo a compra de soja, que fazia parte da primeira fase do acordo comercial. Porém, nesta terça, o Global Times informou que carregamentos de soja americana continuam chegando à China.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp