16/10/2019 às 21h59min - Atualizada em 16/10/2019 às 21h59min

Acampamento acabou, mas lixo ficou às margens da rodovia

Proprietários pedem que alguma providência seja tomada

Vitória Ribeiro
JD1
Há pouco tempo, havia três pontos de acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST), aguardando área para ser entregue à eles. Os três pontos estavam localizados, um na MS-162 próximo a Dois Irmãos do Buriti, outro nas margens da BR 262, também próximo à cidade e o terceiro entre o trevo da MS-450 e o trevo da MS-162. 

No total, conforme o advogado Leonardo Costa, eram aproximadamente 5 km de acampamento e hoje, 80% das pessoas foram embora do local. O problema é o que restou. "A estimativa era de 500 famílias que aguardavam desapropriação de uma área que iria para a União. Depois que perderam algumas benesses e cestas básicas, foram embora do local e deixaram o lixo e a barraca lá na beira da estrada.

A Polícia Militar Ambiental multa o proprietário de fazenda que deixa lixo, e quem se responsabiliza por esse dano ambiental?", questiona.  Leonardo afirmou ainda que isso desvaloriza a região, que é turística e ponto de acesso para Piraputanga e Camisão, por exemplo. "Ninguém vai querer visitar a favela rural abandonada. Isso é uma enorme agressão ao meio ambiente", disse. 

Em contato com a Polícia Militar Ambiental (PMA), o JD1 foi informado que a prefeitura da cidade que é a responsável pela retirada do lixo. O trabalho da PMA é apenas autuar em caso de crime ambiental. O que seria um trabalho dificil de realizar, pois teriam que localizar quem foram as pessoas que deixaram o lixo e onde estão atualmente.

O despejo inadequado de resíduos gera multa de até R$ 5 mil. O órgão esclareceu ainda que, dependendo das condições, na rodovia estadual, a limpeza fica sob responsabilidade da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). 

O JD1 tentou entrar em contato com o MTST para esclarecimentos, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp