18/10/2019 às 12h51min - Atualizada em 18/10/2019 às 12h51min

Pente-fino em pavilhão ocupado por presos do PCC achou até TV pirata

Receptor de sinal de TV foi encontrado durante vistoria feita ontem na Penitenciária Estadual de Dourados

Celulares e modems de internet encontrados em celas da PED (Foto: Direto das Ruas)
Presos ligados à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) tinham até equipamento para captar sinal pirata de TV digital, a chamada “sky gato”. O receptor foi encontrado durante o pente-fino feito ontem (18) na Penitenciária Estadual de Dourados, a mais superlotada de Mato Grosso do Sul, com quase 2.700 internos.

A vistoria foi feita por agentes penitenciários com apoio de homens da Tropa de Choque da Polícia Militar no lado B do raio II, onde ficam apenas presos do PCC. O trabalho durou cinco horas.

Além do aparelho de sinal de TV, os agentes penitenciários encontraram 46 celulares, dois modems de internet, roteador que distribuía o sinal de internet para outras celas, balança de precisão e dezenas de facas artesanais feitas com barras de ferro e com pedaço das grades das celas.

Ontem o Campo Grande News revelou que várias celas estavam com as grades serradas, indício de que os detentos planejavam uma fuga em massa. O plano foi descoberto no fim de semana e motivou o pente-fino desta quinta-feira.

Dois presos encontrados com drogas foram autuados em flagrante por tráfico. Em uma das celas também foi encontrada uma balança de precisão, usada para dividir porções de cocaína e maconha comercializadas dentro do presídio.

Ontem, o presidente do Sinsap (Sindicato dos Agentes Penitenciários), André Luiz Santiago, disse que instabilidade na segurança do presídio de Dourados ocorre por falta de agentes penitenciários e de policiais militares para a vigilância externa.

Santiago cobrou a convocação de todos os agentes aprovados em concurso público e formação deles para substituir o serviço feito pela PM. “Atualmente temos dez agentes plantonistas para cuidar de 2.700 presos. Nunca teve tanto preso aqui, quatro vezes acima da capacidade”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp