18/06/2020 às 14h02min - Atualizada em 18/06/2020 às 14h02min

Com abertura do turismo, toque de recolher passa a ser das 23h às 5 horas

Uso de máscaras continua sendo obrigatório e fundamental na proteção individual

 

Novo decreto aprovado pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus em Bonito altera o horário do toque de recolher no município, passando das 20h para as 23 horas e seguindo até as 5 horas. A reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (17) após seis segmentos do turismo de Bonito (Atrativos, Hoteis, Bares e Restaurantes, Transporte, Agências e Comércio) entregarem os Protocolos de Biossegurança para reabertura em julho.

Conforme o secretário de Turismo e presidente do Comitê, Augusto Mariano, a decisão foi tomada após conversa detalhada com cada setor, atendo as solicitações possíveis e considerando que a entrada de turistas está liberada desde o início do mês e que a partir do dia 1º de julho, todos os seguimentos devem retomar as atividades.

"Nós temos 6 protocolos apresentados e devemos receber, até a próxima semana, o dos guias de turismo. É algo que nenhum município no país tem e reforça que realmente estamos preocupados com a segurança dos visitantes e principalmente da nossa comunidade. Então, embora alguns entendam que estamos afrouxando os cuidados e expondo o município, a situação é contrária. Nós estamos tentando dar fôlego aos nossos empresários e evitar um colapso econômico", afirma o secretário.

Edmundo Dinelli, secretário de Meio Ambiente e coordenador da Defesa Civil de Bonito, comentou sobre a eficácia das ações tomadas até agora, que justificam e amparam a reabertura. "Nós estamos fechados desde 20 de março, ou seja, enquanto os demais municípios estavam lidando com aumento no número de casos, nós permanecemos sem nenhuma confirmação até dia 7 de maio. Após isso, cada caso foi rastreado e monitorado e a situação está sob controle. Agora temos casos novos que não sabemos a origem, ou seja, os casos continuarão aparecendo, com ou sem a entrada de turistas. O que podemos e devemos fazer agora é manter todas as medidas de higiene pessoais – inclusive o uso de máscaras - evitar aglomerações e monitorar os pacientes", detalha.

O novo documento também autoriza o sistema de Buffet – seguindo expressamente as recomendações do protocolo apresentado pela ABRASEL - e a utilização de 50% do espaço das calçadas para restaurantes, lanchonetes, pizzarias e pastelarias. A música ao vivo permanece proibida por entender que incita aglomeração de forma desordenada.

Segundo o presidente da ABRASEL, Alexandre Fredrich, a ação contempla todos os seguimentos e vai ser fundamental para a economia do município. "De forma geral vai ser muito positivo. Acredito que não apenas os restaurantes, mas também os hotéis, atrativos e o comércio serão beneficiados e ficarão satisfeitos, por hora", reforça.

O Centro de Múltiplo Uso (CMU) foi autorizado a reabrir, desde que respeita o limite de 30% a menos que sua capacidade, o distanciamento mínimo de 2 metros entre pessoas e não haja pratica de esportes com contato físico direto.

O decreto entra em vigor a partir da publicação e tem validade ate 30 de junho. (Documento será disponibilizado em breve)

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp