19/06/2020 às 15h17min - Atualizada em 19/06/2020 às 15h17min

UBS Marcos Freire recebe o nome de UBS Gonçalo Flausino Barbosa

A indicação foi feita pela Verª Profª Roseli Gomes de Dois Irmãos do Buriti

Lucileide Flausino Barbosa - MS Noticias

A Vereadora Profª Roseli Silva Gomes teve sua indicação aprovada e por essa razão a Unidade Basica de Saúde do Assentamento Marcos Feire passou a denominar UBS Gonçalo Flausino Barbosa, referindo se ao primeiro enfermeiro daquela unidade.

Professora Roseli conhecedora da estória do assentamento, sempre buscou reconhecer o trabalho daqueles que lutaram em favor de uma causa social.

Professora e moradora no Marcos Freire, Roseli foi eleita na ultima eleição para o Legislativo Municipal em Dois Irmãos do Buriti, porém, continuou lutando pelos moradores daquela localidade.

Uma solenidade está marcada para o próximo dia 26 onde estará contando com a presença de algumas autoridades.

Quem foi Gonçalo Flausino Barbosa?

Natural da cidade de Penápolis - SP, foi cabo da antiga Força Pública, pugilista, professor, e enfermeiro no hospital militar daquele estado.

Exercendo suas funções no setor de saúde em várias cidades, era o único enfermeiro capaz de fazer atendimento na área obstétrica como parteiro atendendo centenas de mães e seus filhos, inclusive nas cidades de Santa Rita do Pardo, Cassilândia, distrito de Lages em Costa Rica MS e em Aporé Go onde possuía sua própria farmácia.

Em 1986 ingressou se no movimento em defesa da reforma agraria e fazia atendimento de forma não remunerada aos moradores dos acampamentos e em seguida no referido assentamento.

Gonçalo Flausino Barbosa era sindicalizado e morador no assentamento. Faleceu no dia 17 de março de 2002 em sua própria residência, vítima de um derrame fulminante, porém, deixou como legado a defesa da saúde em favor dos menos favorecidos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp