25/06/2020 às 18h47min - Atualizada em 26/06/2020 às 00h03min

Em paralelo à pandemia de Coronavírus, clínicas de recuperação em Sorocaba seguem firmes no combate à dependência química

A clínica de recuperação em Sorocaba das Clínicas Moara já ajudou diversas famílias a vencerem a dura batalha contra a dependência química, proporcionando uma vida com mais saúde, felicidade e harmonia.

DINO
https://clinicasmoara.com.br
Clínica de Recuperação em Sorocaba

A crise do coronavírus tem sido uma preocupação mundial e mudou a rotina de praticamente todas as pessoas. Mas é certo que este problema será bastante amenizado após a descoberta de medicamentos eficazes e principalmente uma vacina. No entanto um problema bem mais antigo continua afetando a humanidade: a dependência química. Uma solução eficaz é contar com uma clínica de recuperação em Sorocaba.

O uso de drogas por parte dos seres humanos é algo literalmente milenar. As civilizações mais antigas tinham o costume de usar ervas em rituais religiosos, como aprimoramento físico, remédios para curar doenças ou ainda pela simples busca de humor, paz ou euforia. E no geral, estas civilizações não sabiam dos males que essas drogas poderiam causar aos seus organismos. Até mesmo pela limitação da época.

Para se ter uma ideia de quão antiga é a "apreciação" do homem pelas drogas, há estudos que apontam o cultivo da cannabis sativa (nome científico da maconha) desde mil anos antes de Cristo. No entanto, existem ainda vestígios que os primeiros contatos do homem com a tal planta é de 12.000 a.C.

Mas foi no início do século XX que as drogas passaram a ser de fato problema para a humanidade. No ano de 1924, haviam em torno de 100.000 usuários de drogas no mundo. Porém, por ser um número relativamente baixo, os estudiosos e profissionais da saúde não tiveram interesse em estudar a fundo o assunto.

Na Primeira e Segunda Guerra Mundial, os militares costumavam usar a morfina para aliviar a dor dos combatentes feridos.

Nos anos 1960, o movimento hippie que surgia nos EUA, tinha como ideologia central a "paz e o amor". Mas também consumiam e promoviam o uso livre de maconha e LSD.

A dependendência química nos dias de hoje

Em pouco mais de um século, o número de usuários de drogas aumentou consideravelmente. Dos aproximados 100.000 constatados em 1924, hoje são mais de 271.000.000 (duzentos e setenta e um milhões) de acordo com o Relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). E destes 271 milhões de usuários de drogas, pelo menos 30 milhões são dependentes químicos. Ou seja, não são capazes de parar de usar drogas sem ajuda.

Falando da cidade de Sorocaba, a dependência química também se faz presente e, como na maioria das cidades, tem preferência pelos mais jovens.

Uma pesquisa realizada pelo grupo Coalizão Sorocaba, entre alunos de escolas estaduais, no fim do ano de 2018, constatou que 47% dos estudantes já tiveram algum contato com algum tipo de droga.

Destes alunos, a maioria entre 14 e 15 anos de idade, afirmaram já ter experimentado álcool (40%), narguilé (26,5%), maconha (22,9%) e tabaco (22%).

Entre os motivos apresentados pelos estudantes, 37% disseram ter experimentado as drogas apenas por curiosidade, 27% disseram que os amigos ofereceram, 23% compraram e 10% pediram para que alguém comprasse.

Esta pesquisa foi apresentada e debatida em audiência pública na Câmara Municipal de Sorocaba em 09/11/2018. Mas ainda hoje, em 2020, infelizmente a situação não está muito diferente.

Poder público em Sorocaba no combate contra a dependência química

Saber o número exato de dependentes químicos em uma cidade com cerca de 700.000 habitantes, como é o caso de Sorocaba, não é uma tarefa fácil. Isso porque muitos usuários de drogas e/ou dependentes químicos não costumam procurar ajuda de imediato. Muitas vezes consomem drogas discretamente, sem que seus familiares e pessoas mais próximas descubram. Principalmente no caso dos mais jovens.

Isso, sem falar daqueles que vivem nas ruas, sem um endereço fixo, muitas vezes até sem documentos de identificação.

Pensando nisso, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sepod (Secretaria de Políticas sobre Drogas) iniciou no ano passado um mapeamento do consumo de drogas na cidade com o intuito principal de prevenir o consumo de drogas, mas também de saber quem são os usuários que já se encontram em situações de dependência química, muitas vezes sem moradia, expostas a todo tipo de riscos contra a vida, para que as devidas providências sejam tomadas e estas pessoas auxiliadas.

Clínica de recuperação em Sorocaba somando forças

Reforçando a ação do poder público de Sorocaba no combate contra a dependência química, as Clínicas Moara possuem unidades que são referências para a região.

As unidades das Clínicas Moara possuem acomodações adequadas, amparando cada tipo de caso. Também contam com uma equipe de profissionais experientes, muito bem treinados e capacitados para todo tipo de situação relacionada à dependência química. Entre estes profissionais estão médicos, psicólogos, terapeutas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, monitores, entre muitos outros.

A principal missão das Clínicas Moara é a reabilitação saudável de todos os seus pacientes dependentes químicos, buscando sempre métodos de tratamentos que elevem seus pacientes a uma vida saudável, com qualidade e recolocação em seu ambiente familiar e social.

A clínica de recuperação em Sorocaba das Clínicas Moara já ajudou diversas famílias a vencerem a dura batalha contra a dependência química, proporcionando uma vida com mais saúde, felicidade e harmonia.

As Clínicas Moara convidam a todos aqueles que estão buscando por uma clínica de recuperação em Sorocaba e região a entrarem e contato para saber mais detalhes e esclarecerem todas as suas dúvidas referentes ao tratamento, internação, preços e quaisquer outros esclarecimentos que possam desejar.

A equipe de reabilitação conta com uma clínica de recuperação em Sorocaba no seguinte endereço:

Rua Levy Steinberg, 230 - Bairro: Caputera - Sorocaba – SP

E também conta com uma outra unidade, também na região de Sorocaba, mas na cidade de Itu:

Est Mun Bairro Sete Quedas, 42.750 Bairro: Sete Quedas - Itu - SP.

WhatsApp: (11) 97101-9924



Website: https://clinicasmoara.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp