27/06/2020 às 08h11min - Atualizada em 27/06/2020 às 08h11min

Frigorífico de Peixe de Dois Irmãos do Buriti integra rede de desenvolvimento da piscicultura em MS

Frigorífico de Peixe de Dois Irmãos do Buriti integra rede de desenvolvimento da piscicultura em MS

Inaugurado nesta sexta-feira (26), o Frigorífico Peixe Buriti, no município de Dois Irmãos do Buriti, passa a integrar a grande rede de desenvolvimento da piscicultura de Mato Grosso do Sul, uma das prioridades do Governo do Estado por meio da Semagro (Secretario de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

A unidade inaugurada após 15 anos terá capacidade instalada para abater 18 toneladas/dia de peixes, com 20 empregos diretos e chega ao mercado em momento crucial para o setor no Estado. Nas próximas semanas o Governo lança o Pro-Peixe, Programa de Fortalecimento da Piscicultura de MS, elaborado pela equipe técnica da Semagro junto com a Câmara Setorial.

“Esse programa vem para estimular a piscicultura, fazer uma ativação de pelo menos 250 tanques parados e dar condições tributárias de o setor concorrer com os demais estados. E um momento importante onde teremos condições ideais de ajudar os produtores e fazer o Estado referência na piscicultura”, explica o secretário Jaime Verruck, que representou o governador Reinaldo Azambuja na inauguração do frigorífico.

Foto: Saul Schramm

O Peixe Buriti é uma planta frigorífica municipal que recebeu investimentos de R$ 142,6 milhões em recursos do Fadefe (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e de Equilíbrio Fiscal do Estado) para compra de equipamentos que faltavam para o abate começar.

“Recebemos muito auxílio para conseguir atuar. É um sonho realizado do setor no Estado. Agora temos o desafio de conquistar o SIF para poder comercializar os produtos para todo o país”, afirma Simão Brum, proprietário da unidade, membro do Projeto Pacu e da Câmara Setorial da Piscicultura.

Fomento à piscicultura em MS

Mato Grosso do Sul é o maior exportador de tilápia do Brasil e o título se deve à política de atração de investimentos implantada pelo Governo do Estado, por meio da Semagro. “Temos trabalhado fortemente no estímulo à produção, industrialização e a exportação de peixes e isso tem contribuído decisivamente para manutenção da liderança das exportações de tilápia no Brasil, colocando como prioridade, dentro das cadeias produtivas de proteína animal, a produção de peixes exóticos e nativos”, informa o secretário Jaime Verruck.

O Frigorífico Peixe Buriti integra uma rede de industrial voltadas ao setor, que conta com a Tilabrás em Selvíria, a Geneseas de Aparecida do Taboado, que consolidou sua ampliação produzindo 75 toneladas por dia. Em Itaporã, a mudança no comando do frigorífico de peixes Mar e Terra (vendido ao grupo Paturi Piscicultura Agroindustrial) resultou em adequações na estrutura para se trabalhar a tilápia e outra empresa deve começar a produzir tilápia em conserva.

Em Angélica foi entregue o certificado de adesão ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) para a Samak pescados, que já está em operação. Em cada uma dessas ações o Governo do Estado está presente, atuando firme e oferecendo condições para expansão das atividades de cada uma dessas empresas em Mato Grosso do Sul.

 

Frigorífico Peixe Buriti

O novo empreendimento será administrado pelo grupo Projeto Pacu, pioneiro no setor em Mato Grosso do Sul, vencedor da concorrência aberta pela prefeitura. O proprietário Simão Brum realçou os investimentos públicos para aquisição do maquinário necessário para abate e filetagem de peixe, estimando que em 2021, dependendo da demanda do mercado, o frigorífio deverá estar produzindo com capacidad

e máxima – 18 toneladas/dia.

“Nossa meta é conquistar o mercado nacional com peixe nativo, para isso vamos operar com inspeção federal”, disse Simão. Segundo ele, hoje a produção de peixe nativo se concentra em Dois Irmãos do Buriti, Terenos e Sidrolândia, mas a t

endência, com o apoio técnico do Estado, é expandir par outras regiões. O frigorífico iniciou a operação com produção de seis toneladas/dia, devendo ampliar em mais um turno (12 toneladas) no início de 2021.

Priscilla Peres - Assessoria de Comunicação Semagro

Publicado por: pperes@semagro.ms


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp