24/10/2019 às 08h28min - Atualizada em 24/10/2019 às 08h28min

Ações do Governo fazem MS subir 12 posições em ranking que avalia sustentabilidade ambiental

Ações do Governo fazem MS subir 12 posições em ranking que avalia sustentabilidade ambiental

O crescimento de Mato Grosso do Sul no Ranking de Competitividade dos Estados, com avanços significativos em questões relacionadas ao meio ambiente e a capacidade de atrair investimentos é resultado das políticas do Governo do Estado que estão fomentando o desenvolvimento de maneira sustentável com impacto direto na economia e promoção da qualidade de vida das pessoas.

Na edição de 2019 da premiação, elaborada anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em conjunto com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit, Mato Grosso do Sul foi destacado por autoridades e pelos organizadores por subir duas posições no ranking geral (é o 5º mais competitivo do país) e pelo desempenho no pilar de Sustentabilidade Ambiental, no qual saltou 12 posições, saindo da 17ª para a 5ª posição, com nota de 69,5 – acima da média nacional, de 52,8.

Na composição da pontuação do pilar Sustentabilidade Ambiental são apurados os resultados no indicador Serviços Urbanos, que mede a oferta de serviços municipais para coleta de materiais especiais e limpeza urbana, e Destinação do Lixo, que apura a destinação adequada para o tipo de resíduo sólido e a qualidade das unidades de destino em solo (aterros sanitários). Compõem ainda o pilar, os indicadores Emissões de CO2, Tratamento de Esgoto e Perda da Água. Para fazer essa avaliação, o CLP utiliza informações do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), do SEEG (Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa), do Observatório do Clima e do IBGE.

Gestão eficiente

De acordo com o levantamento feito pelo CLP, Mato Grosso do Sul avançou 23 posições no indicador Serviços Urbanos, saltando para a 4ª posição. Também avançou 13 posições em Destinação do Lixo, de 20º para 7ª posição. Nos itens Tratamento de Esgoto e Perda da água, que não integravam a pontuação na edição anterior do Ranking, o Estado obteve o 7º e 3º lugares, respectivamente.

“São resultados diretamente ligados ao trabalho realizado pelo governo, como o PERS – Plano Estadual de Resíduos Sólidos”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). “O PERS foi efetivamente implantado em 2016, numa ação conjunta da Semagro e Imasul, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado. Hoje, graças ao PERS, monitoramos o oferecimento de serviços como coleta de lixo, coleta seletiva e aterros sanitários”, acrescentou.

A gestão de resíduos sólidos, segundo o secretário, também é instrumento na distribuição dos recursos do ICMS Ecológico, fundamental para viabilizar o trabalho de responsabilidade dos municípios. “Além disso, no âmbito da Semagro, também auxiliamos com a aquisição de equipamentos, por meio do Funles”, observou.

O titular da Semagro também destacou que, para se chegar ao bom resultado no indicador de perda da água, é necessária uma gestão eficiente dos recursos hídricos. “Por meio da Outorga de Uso de Recursos Hídricos, o Governo do Estado promove a utilização responsável da água pela sociedade, temos a atuação do Imasul, com a modernização dos processos e celeridade na emissão do licenciamento ambiental”, apontou.

 

Texto: Marcelo Armôa – Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp