27/07/2020 às 07h39min - Atualizada em 27/07/2020 às 07h39min

Gasolina ‘turbinada’ chega em agosto em MS, com aumento no preço do combustível

Por outro lado, alteração na octanagem promete melhorar consumo em veículos

Gabriel Maymone

Na primeira semana de agosto os postos de Mato Grosso do Sul devem iniciar a comercialização da nova gasolina distribuída pela Petrobras. A mudança vai deixa-la mais eficiente e com qualidade ‘padrão internacional’.

Conforme o diretor executivo do Sinpetro-MS (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo e Lubrificantes de MS), Edson Lazarotto, o reajuste ainda não está definido “mas ficará em torno de R$ 0,03 a R$ 0,04”, informou.

Por outro lado, com as alterações, o combustível proporcionará rendimento maior nos veículos. “Por exemplo, o carro que faz 10 quilômetros com 1 litro vai passar a rodas 12 quilômetros. Na somatória vai compensar”, explicou o diretor do Sinpetro.

A principal mudança é na octanagem da gasolina, que é o índice de resistência do combustível à detonação. Quanto maior a octanagem, maior a resistência.

Assim, o índice de octanagem da gasolina comum passará de 87 a 91, o que representa uma redução de 4% a 6% no consumo a cada quilômetro rodado.

Também, haverá risco menor de adulteração. “Deixa praticamente zero a possibilidade de alteração. Ficará mais seguro para o consumidor e para o dono do posto”.

A mudança atende à determinação da Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural (ANP), e fará com que o combustível alcance padrões internacionais de qualidade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp