27/07/2020 às 07h50min - Atualizada em 27/07/2020 às 07h50min

PF faz busca na casa do governador do Piauí em operação que investiga desvios do Fundeb

Há suspeita de envolvimento em esquema para fraudar licitações de transporte escolar

Policia Federal faz buscas na sede da Secretaria Estadual de Educação do Piauí, em Teresina. (Foto: divulgação)

 conduziu, na manhã desta segunda-feira (27), mandados de buscas na casa do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), no gabinete da  Rejane Dias (PT), em , em empresas e na sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em Teresina. A terceira fase da chamada Operação Topique investiga um suposto esquema para fraudar licitações de transporte escolar.

 não esclareceu quais suspeitas recaem sobre o governador ou sobre a Em nota, a deputada Rejane Dias informou que “recebe tranquilidade os desdobramentos da referida Operação” e que está à disposição para esclarecer o caso.

De acordo com a PF, entre os anos de 2015 e 2016,  da Seduc teriam se associado a empresários do setor de locação de veículos e desviado pelo menos R$ 50 milhões de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) -e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).O dinheiro teria sido desviado através de pagamentos superfaturados em  de transporte escolar. 

Para a PF, o governo do Piauí continuou contratando empresas suspeitas, mesmo depois das fases anteriores da investigação, que teve início em 2018. A primeira fase da Operação Topique cumpriu mandados na sede da Seduc e em outros 39 locais. Na segunda fase, batizada Operação Satélite, os policiais federais fizeram buscas no Palácio de Karnak, sede do governo estadual, e novamente na Seduc.

Em nota, a Seduc afirma que está colaborando com a PF e que “sempre se colocou à total disposição dos órgãos de controle”. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp