27/07/2020 às 08h42min - Atualizada em 27/07/2020 às 08h42min

Aquidauana vai enviar militares para monitorar casos de coronavírus em aldeias

Aquidauana vai enviar militares para monitorar casos de coronavírus em aldeias

 

Com a intenção de aumentar as medidas de enfrentamento ao coronavírus na área urbana e nas aldeias, a  deve publicar novo decreto. De acordo com publicação oficial, da última sexta-feira (24), a gestão irá enviar militares para monitorar os casos de coronavírus confirmados dentro das aldeias.

Assim, a Prefeitura espera garantir o “monitoramento e fiscalização diária para efetivo isolamento dos casos positivados”. Na cidade, já foram confirmados vários casos de coronavírus entre a população indígena. 

Dos casos confirmados e internados, dois são caciques que estavam presentes em evento do Governo de MS, que causou aglomeração no território indígena

Para evitar a circulação de pessoas, as aldeias do território indígena Taunay-Ipegue estão em lockdown, medida adotada pelos caciques das sete aldeias. Para auxiliar nas barreiras sanitárias do acesso ao território, a Prefeitura informou que os indígenas receberão treinamento do Corpo de Bombeiros de Aquidauana.

Além disso, a gestão municipal deve solicitar ajuda federal para controle da pandemia nas aldeias da região. “Será encaminhado ofício ao Ministério da Justiça pedindo apoio federal nas ações dentro dos territórios indígenas”.

Outras medidas

Para controle da doença que já atinge mais de 100 pessoas na cidade, junto com os casos indígenas, a  irá adotar o toque de recolher a partir das 20h. Neste mesmo horário será iniciada uma operação de rondas noturnas, que devem ser realizadas com apoio da Polícia Rodoviária Federa, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

O decreto ainda será publicado e segundo a Prefeitura, as medidas serão adotadas devido ao desrespeito dos moradores da cidade. “Uma grande parcela da população não tem colaborado com as medidas de prevenção em saúde e ainda há muitas pessoas circulando nas ruas, por vezes, até sem máscara”.

No sábado (25), os agentes de segurança pública e autoridades de saúde realizarão uma ação educativa na cidade. Assim, a blitz educativa deverá passar pelo comércio da região central e bairros de Aquidauana, informando sobre as novas medidas restritivas de circulação.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp