28/07/2020 às 13h19min - Atualizada em 28/07/2020 às 13h19min

Operação que mira em ordens de morte do PCC cumpre mandados em 6 presídios de MS

São mais de 200 mandados cumpridos em todo o País

Operação foi realizada em diversos estados do Brasil Foto: DIVULGAÇÃO/GAECO
 

Na manhã desta terça-feira (28), é realizada a Operação Flashback II, que tem como alvos membros do PCC (Primeiro Comando da Capital). Em Mato Grosso do Sul, são cumpridos 16 mandados em 6 unidades prisionais.

Conforme apurado pelo Midiamax, os 16 mandados são cumpridos em 6 presídios do Estado. A ação é realizada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) com apoio da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

Ainda não há detalhes de quais presídios são alvos da operação. No entanto, na primeira fase da Operação Flashback, o Gaeco cumpriu mandado no Presídio de Segurança Máxima. Na ocasião, em 27 de novembro de 2019, foi Marcelo Lima Gomes conhecido como Maré Alta o alvo da ação.
Conforme as investigações, Maré Alta dava ordens de execução que partiam de dentro do presídio em Campo Grande. Através de celular ele dizia quem deveria ou não morrer pelos julgamentos feitos pela facção, os chamados tribunais do crime.

Flashback II

A ação acontece em 11 estados e é a segunda etapa da Operação Flashback. Assim como a primeira fase, é coordenada pelo Gaeco do Ministério Púbico de Alagoas. Além de Mato Grosso do Sul, também são cumpridos mandados em Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Bahia, Paraíba, Piauí, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Assim, o intuito da operação é desarticular uma nova composição do PCC, que teria base no Mato Grosso do Sul. Segundo o Gaeco, a partir das investigações foi apurado que é deste Estado que saem as ordens de ‘justiçamento’ para todo Brasil.

Mandados

Ao total, foram expedidos 216 mandados, entre eles busca, apreensão e prisão, distribuídos em 71 municípios nas quatro regiões brasileiras. Além disso, é a região Nordeste que concentra o maior número de ações da operação, contabilizando 7 estados e 179 mandados judiciais expedidos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp