30/07/2020 às 12h06min - Atualizada em 30/07/2020 às 12h15min

Cooperativa médica lança hub de inovação e abre inscrições para programa de aceleração de startups

Vibee consolida a Unimed VTRP no ecossistema do setor saúde e conecta pessoas, organizações e empreendedores em busca de novas ideias e negócios

DINO
http://www.vibeeunimed.com.br
Hub de inovação da Unimed VTRP busca conectar startups com o mercado

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) deu mais um passo para se consolidar no ecossistema de inovação no Brasil. Em 16/07, a Cooperativa Médica apresentou oficialmente o Vibee Unimed. Trata-se de um hub de inovação, que surgiu para identificar novas oportunidades na área da saúde. O objetivo é conectar startups, mentores de negócio e profissionais da saúde por meio de um processo de aceleração de startups.

Os dois primeiros programas de aceleração de startups, o Vibee Start e o Vibee Go, estão com inscrições abertas. Empreendedores de todo o Brasil podem participar desta seleção, que seguem abertas até 16/08.

A gestão do espaço e dos projetos será realizada por Rafael Zanatta. Recentemente, ele deixou o comando da Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Lajeado para assumir este desafio.

"Somos um Hub de Inovação porque queremos atuar no ecossistema da região conectando pessoas, startups e organizações para que o tema da inovação em saúde possa ser desenvolvido. Para dar força a esse movimento estruturamos dois Programas de Aceleração de Startups. Ambos têm foco no setor da saúde e possibilitam que as startups possam ter um ambiente saudável para o desenvolvimento das suas ideias e projetos", explica.

Na prática, o Vibee é um ambiente que conecta empreendedores fundadores de startups com profissionais e empresas da saúde, universidades da região, mentores e potenciais investidores. O espaço físico do Vibee fica localizado na Sede da Unimed VTRP, em Lajeado/RS.

O nome do espaço nasceu da união de duas palavras: vibe (vibração, em Inglês) e bee (abelha, em Inglês). A abelha é um dos símbolos do cooperativismo, e representa também, na natureza, um importante agente de fertilização, pois poliniza flores nos locais onde passa. "No Vibee, as ideias e novos negócios são polinizados, com a energia que a inovação necessita para fazer acontecer", complementa Zanatta.

Todas as informações sobre o Vibee e os programas de aceleração podem ser acessados no site: www.vibeeunimed.com.br.

 

SECRETÁRIO DE INOVAÇÃO DO RS EXALTA IMPORTÂNCIA DA INICIATIVA

A apresentação oficial do Vibee Unimed aconteceu no dia 16/08. Uma live no YouTube do Vibee inaugurou oficialmente o espaço e já explicou, em detalhes, como funcionam os programas de aceleração. Por vídeo, o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luis Lamb, exaltou a importância de iniciativas como a da Unimed VTRP.

"Temos certeza que um projeto como o Vibee vai gerar muitas inovações fortalecimento ecossistema empresarial, das startups inovadoras e de grandes soluções na área da saúde, que um dos ramos que tem um grande potencial de desenvolvimento no estado do Rio Grande do Sul", afirmou.

O vídeo completo com a fala de Lamb pode ser conferido aqui. A apresentação completa do espaço também está disponível on-line, neste endereço.

 

COMO FUNCIONAM O VIBEE START E VIBEE GO?

- Vibee Start: busca startups que estejam no processo de ideação, com uma ideia do que seria o MVP (Produto Mínimo Viável, em Português) e com a equipe ainda em formação. Nessa fase ainda existe a necessidade de avaliar o problema que está sendo resolvido, avaliar se a solução é adequada e se existe um tamanho de mercado que justifique a criação de uma startup com base nisso. É a fase onde a startup ainda está no campo das ideias, os fundadores têm outros empregos e estão testando tudo. Nestes casos, o Vibee Start auxilia no processo de desenvolvimento.

- Vibee Go: busca startups que estejam no processo de validação já buscando a operação. Nesse caso as startups já possuem um MVP, alguns integrantes da equipe trabalham em tempo integral e já existem clientes utilizando o produto/serviço.

Mesmo nestas situações, existe possibilidade de reiniciar o processo de criação da solução ou criar novas alternativas com base no que for visto na aceleração e conversado com os mentores. Ambos os programas terão duração de 6 meses e as inscrições são aceitas exclusivamente pelo site www.vibeeunimed.com.br, até 16/08, às 23h59.

 

HISTÓRICO DE INOVAÇÃO NA UNIMED VTRP

O Vibee Unimed é uma evolução da cultura de inovação na Unimed VTRP. Nos últimos dois anos, a Cooperativa realizou duas edições do InnovatiOn, programa de conexão com startups. Agora, o momento é de olhar para o mercado, e buscar empreendedores para projetos de aceleração.

"A inovação nos fez inverter o tradicional ‘ver para crer’. Aqui na Cooperativa, consideramos ‘crer para ver’. É com este espírito que giramos a roda da inovação. Sabemos que este é um grande passo, e que trabalhamos para criar o futuro hoje", afirmou o médico Aldo Pricladnitzki, presidente da Unimed VTRP.

A Superintendente Executiva da Unimed VTRP, Rosilene Knebel, lembra que a jornada falando de inovação iniciou em 2015.

"Começamos a falar do tema no dia a dia, e isso mostrou um potencial muito transformador. O InnovatiOn Unimed, nosso programa de conexão de startups, trouxe importantes mudanças no dia a dia da instituição. Em duas edições, projetos de cerca de 350 startups foram analisados", acrescenta.

"Realizamos projetos-piloto com 16 e vimos que era possível ir além. Por isso o Vibee foi criado. Ele surge para consolidar a Unimed VTRP como referência na busca por soluções inovadoras na área da saúde", finaliza.

Para conhecer mais sobre o InnovatiOn Unimed, acesse o site: www.innovationunimed.com.br.

 

LIVES PARA ENTENDER OS PROGRAMAS DE ACELERAÇÃO

Todas as semanas, especialistas em inovação conversam com os gestores do Vibee para explicar como funcionam o Vibee Start e o Vibee Go. Para acompanhar estes conteúdos, basta seguir o Vibee Unimed nas redes sociais:

 



Website: http://www.vibeeunimed.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp