11/08/2020 às 13h16min - Atualizada em 11/08/2020 às 13h24min

Sindcine e ICAB criam fundo de apoio para técnicos do cinema de publicidade

Iniciativa pretende levantar recursos para distribuir entre os profissionais do setor e não é necessário ser filiado ao Sindcine para receber o auxílio. Inscrições para os interessados abrirão em 1º de setembro.

DINO
http://icabrasil.org/sindcine/

Com todas as dificuldades enfrentadas pelos mais variados setores durante a pandemia, a produção do cinema publicitário foi uma das mais impactadas no país. Desde que o coronavírus chegou por aqui, as filmagens foram interrompidas e os técnicos ficaram sem trabalho, sem renda e sem apoio de qualquer natureza. Muitos estão há mais de quatro meses parados, sem acesso, inclusive, ao pequeno auxílio emergencial oferecido pelo Governo Federal.

Sensíveis a essa situação, o ICAB - Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros, e o Sindcine - Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual de SP, RS, MT, MS, GO, TO e DF, decidiram se mobilizar para a criação do Fundo de Apoio aos Técnicos do Cinema Publicitário. O fundo busca reunir recursos para distribuir entre os profissionais que não puderam ter acesso ao auxílio do governo. "São essas pessoas que trabalharam para que o cinema publicitário brasileiro ganhasse tantos prêmios internacionais e tornasse a publicidade brasileira conhecida em todo o mundo. Mas ao contrário de outras iniciativas, que de saída já contavam com fundos para distribuir, será preciso passar o chapéu entre pessoas e empresas para reunir recursos. Isso será feito com transparência e prestação de contas", explica Sonia Santana, presidente do Sindcine.

Para Mauro Garcia, diretor executivo do ICAB, esta é uma forma de retribuir toda a dedicação e empenho desses profissionais. "Depois de gerir em parceria com a Netflix o Fundo Emergencial Covid-19 para os profissionais que produzem conteúdos brasileiros independentes, o Icab se mobiliza novamente para mais uma ação social de apoio aos profissionais da produção audiovisual. Além de inúmeros esforços para promover capacitação, em especial para aqueles que estão acessando agora esse mercado, o instituto vai consolidando sua posição na gestão de fundos de apoio a esses profissionais".

Diferentemente de outras iniciativas, que já contavam desde o início com recursos, o fundo fará o trabalho de reunir essa verba entre pessoas e empresas dispostas a contribuir neste momento.

O site do Fundo de Apoio traz grandes filmes brasileiros de publicidade e uma galeria de fotos de equipes em sets de filmagem. As peças publicitárias e fotos foram cedidas por profissionais do cinema publicitário em prol da campanha. "Esperamos que essa iniciativa atenue um pouco a travessia do longo período sem filmagens e sem renda, para que estejamos todos prontos a voltar a filmar em breve", finaliza a presidente do Sindcine.

O fundo é voltado exclusivamente para os técnicos do cinema publicitário e não é necessário ser filiado ao Sindcine para recebê-lo. Para saber detalhes acesse http://icabrasil.org/sindcine/



Website: http://icabrasil.org/sindcine/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp