17/08/2020 às 10h04min - Atualizada em 17/08/2020 às 10h04min

Prefeitura concluiu levantamento dos estragos com o vendaval visando decretar situação de emergência

Prefeitura concluiu levantamento dos estragos com o vendaval visando decretar situação de emergência

Wilson de Carvalho
O município de Aquidauana foi atingido na noite de ontem (15/08) por forte temporal com ventos de até 100 km por hora, com duração de cerca de 15 minutos, seguido de chuvas intensas, seguido de tempestade local, causando inúmeros destelhamento de residências, com queda de árvores, obstrução de vias urbanas e rodovia estadual, queda de postes e rede elétrica, deixando vários bairros completamente sem energia elétrica.
A equipe técnica e de planejamento da Prefeitura de Aquidauana, com a base de dados dos atendimentos realizados desde a noite de ontem (15) e durante todo o dia de hoje (16) após o vendaval, nas áreas urbana e rural do município de Aquidauana, concluiu o FIDE - Formulário de Informações do Desastres.
Com o relatório pronto, nesta segunda-feira (17/08), a Administração Municipal poderá solicitar oficialmente à Defesa Civil Estadual mais apoio para o atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade diante do desastre do vendaval e expedir o decreto municipal de situação de emergência, que viabiliza legalmente a aquisição de insumos para atender às famílias, podendo ser adquiridos de forma mais ágil pelo poder público.
Ao todo, 417 unidades habitacionais foram danificadas, sendo 05 completamente destruídas, em que as famílias perderam tudo.
Das 5 famílias desabrigadas e das outras 412 que tiveram danos em suas casas, a Prefeitura de Aquidauana encaminhou apoio via Secretarias de Assistência Social, Obras e Produção.
Há famílias sendo assistidas com lonas, cestas básicas, auxílio na mudança.
Para algumas famílias está sendo viabilizado o aluguel social, alojamento sendo que outras famílias optaram em ficar na casa de parentes.
Foram computados os estragos em 189 casas no Jardim Aeroporto, 36 casas no conjunto Arara azul, 151 na Vila Pinheiro, 21 no Bairro Nova Aquidauana, 6 no Bairro Serraria, 18 no Bairro Alto e 14 no Jardim São Francisco.
O vendaval também danificou estabelecimentos públicos: CMEI da Vila São Pedro, CMEI da Vila Pinheiro, CMEI José Lopes, ESF da Vila Santa Terezinha, ESF do Bairro Nova Aquidauana, ESF da Vila Pinheiro, todos esses prédios foram destelhados parcialmente.
Foi destruído 50 metros de parte do muro em alvenaria do cemitério
municipal.
Cairam aproximadamente 53 árvores sobre as vias urbanas de Aquidauana, destruindo muros e residências e, atingindo, inclusive o Asilo São Francisco.
Foram danificados diversos prédios privados comerciais, dentre eles: 2 supermecados destelhados; caíram 02 torres de telefonia celular, 01 torre de rádio AM e houve queda e rachadura de vários postes e rompimento de fiação da rede elétrica.
Na área rural o vendaval derrubou 31 árvores, principalmente, as de espécies eucalipto, que caíram sobre a BR 419, que dá acesso a região do Taboco, Pantanal e à cidade de Rio Negro.
Conforme relatório FIDE da Prefeitura de Aquidauana, esse vendaval atingiu aproximadamente 1.558 pessoas, danificou 5 estabelecimentos públicos,
ocasionando diversas ocorrências para o Plantão Social da Prefeitura, a Defesa Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e para as equipes de Saúde, com assistências médicas.
SOLIDARIEDADE
Uma equipe de voluntários da Paróquia Imaculada Conceição, com apoio do Pe. Paulo Souza, esteve durante o dia de hoje auxiliando a equipe da Agência de Comunicação (AGECOM), Secretaria Municipal de Produção, FEMA - Fundação de Esportes e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Aquidauana no transporte e entrega de doações (materiais de construção, colchões, roupas, utensílios de limpeza e alimentos) às famílias que tiveram suas casas danificadas com o vendaval.
Outros voluntários também demonstraram solidariedade contribuindo com diversas famílias.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp