30/10/2019 às 08h38min - Atualizada em 30/10/2019 às 08h38min

Funtrab promove ‘Dia D’ para atender somente pessoas com deficiência e do INSS

Funtrab promove ‘Dia D’ para atender somente pessoas com deficiência e do INSS

 

A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul(Funtrab) realiza a sexta edição do “Dia D” nesta quarta-feira (30), no qual reúne 28 empresas empregadoras, trabalhadores com deficiência e reabilitados do INSS(Instituto Nacional de Seguro Social), para promover a inclusão das Pessoas com Deficiência(PcD) no mercado formal de trabalho.

O evento é realizado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Economia (que incorporou o antigo Ministério do Trabalho e Emprego). O objetivo é aproximar os candidatos das vagas existentes no mercado e orientar as empresas para que cumpram a legislação vigente sobre a necessidade de contratarem número mínimo de pessoas com deficiência em seus quadros. Na parceria com as empresas da Capital, disponibilizam o atendimento e mais de 200 vagas exclusivas para o “Dia D”.  

A Funtrab busca realizar a intermediação de mão de obra para os trabalhadores no MS, e para atender as Pessoas com Deficiência possui o setor de Serviço Social, com duas assistentes sociais que buscam realizar a inclusão social ano todo. Os interessados devem comparecer na Rua 13 de maio, 2.773, das 7h30 às 17h30, com laudo médico atualizado, documentos pessoais e Carteira de Trabalho.

‘Dia D’

É uma ação que ocorre no Brasil, para atender as políticas públicas voltadas para as Pessoas com Deficiências, e para conscientizar as empresas sobre a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, lei de cotas para contratação de deficientes nas empresas que possuam mais de 100 funcionários. As regras são: até 200 funcionários ficam destinada 2% das vagas para PcD, de 201 a 500 funcionários 3%, de 501 a 1000 funcionários 4%, de 1001 em diante funcionários 5%.

A mobilização faz parte da Agenda do Trabalho Decente e do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite”, que promove a inclusão e a igualdade, com ações de qualificação de trabalhadores e conscientização das empresas.

Cláudia Yuri – Fundação do Trabalho de MS- Funtrab
Foto: Arquivo Funtrab


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp