27/08/2020 às 09h45min - Atualizada em 27/08/2020 às 09h45min

Veja imagens do furacão Laura após tocar o solo nos EUA

Veja imagens do furacão Laura após tocar o solo nos EUA

O furacão Laura avança pelos Estados Unidos depois de ter tocado o solo em Cameron, na Louisiana, nesta quinta-feira (27). Ele chegou ao país como uma tempestade de categoria 4 com ventos que podem chegar a 150 milhas por hora (cerca de 240 quilômetros por hora). Com potencial destruidor, os primeiros registros já foram feitos por alguns moradores dos estados por onde o fenômeno passou.

Até o momento, 285 mil pessoas estão sem energia e mais de um milhão de pessoas receberam orientação para deixarem suas casas.

 

O furacão Laura atingiu a costa da Louisiana na manhã de quinta-feira, no horário local, varrendo a costa com uma intensidade que a região não via há mais de um século. O furacão chegou ao continente com categoria 4, mas depois foi rebaixado para a categoria 3, e, em seguida, 2 (mínimos de 154 km/h).

Leia também:

Ciclone, tufão, furacão, tempestade: a diferença entre esses fenômenos naturais

Furacão Laura

Furacão Laura

Imagem de satélite mostra o furacão Laura a caminho do território americano

Foto: Reprodução/CNN

Os níveis das águas ao longo da costa aumentaram rapidamente (previsão de elevação em até 6 metros). Os meteorologistas alertaram sobre uma tempestade "insuperável" com ventos potencialmente devastadores. O governador da Louisiana, John Bel Edwards, previu que partes de seu estado serão submersas.

"A onda está indo para o interior, haverá partes do Lago Charles debaixo d'água de uma forma que nenhum ser humano jamais viu antes", disse ele à Rádio WWL. "Estamos organizando todos os nossos funcionários e ativos para iniciar um esforço de busca e resgate muito robusto."

A tempestade atingiu o continente quase que na mesma semana que o furacão Katrina, 15 anos atrás. O Katrina estava na categoria 5 enquanto estava sobre o Golfo do México - mas depois foi rebaixado para a categoria 3 quando atingiu o continente.

Furacão Laura

Furacão Laura

Veja imagens do furacão Laura após tocar solo dos EUA

Foto: Reprodução/CNN

(Edição: André Rigue)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp